Mostrar registro simples

dc.creatorBorges, Francieli Daiane
dc.date.accessioned2023-08-23T13:52:28Z
dc.date.available2023-08-23T13:52:28Z
dc.date.issued2021-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30057
dc.description.abstract(1938), written by Graciliano Ramos (1892-1956), and the covers made by Tomás Santa Rosa (1909-1953) for these books. Among the suggestions of reading made in this work, we reflect about the relationship between the graphical apparatus presented in the books having its role in the construction of their meaning by the readers. We also dedicate ourselves, in the three chapters composing this work, to verify the relationship of these two artists regarding the sociability instituted in the publishing market in the first half of the twentieth century in Brazil. This is done mainly through the assessment of contemporary documents. We also highlight the pertinence of the concepts and theories elaborated by Gérard Genette regarding the relationship between the reading of literary works and the artwork in their covers. Thanks to the indications made by Santa Rosa, in his Roteiro de Arte (1952), as well as by the literary criticism in newspapers found in the Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, we were able to circumscribe the conditions in which both intellectuals worked and, specially, to study the manifold place of covert art in the construction of the meanings the novels assumed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGraciliano Ramospor
dc.subjectTomás Santa Rosapor
dc.subjectMercado editorialpor
dc.subjectDesign gráficopor
dc.subjectGérard Genettepor
dc.subjectPublishing marketeng
dc.subjectGraphic designeng
dc.titleGraciliano Ramos e Santa Rosa: palavra e imagem em perspectivapor
dc.title.alternativeGraciliano Ramos e Santa Rosa: perspectives between words and imageseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoApresentamos um trabalho que coloca em perspectiva os romances São Bernardo (1934) e Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos (1892-1956), e as capas feitas por Tomás Santa Rosa (1909-1953) para estes livros. Entre as sugestões de sentido de leitura a partir da tese, elaboramos reflexões sobre o aparato gráfico dos livros estar ligado à sua significação junto aos leitores. Também nos dedicamos, nos três capítulos aqui apresentados, a verificar a relação dos dois artistas frente à sociabilidade instituída pelo mercado editorial da primeira metade do século XX, através da pesquisa em documentos de época; também destacamos a pertinência dos referenciais teóricos de Gérard Genette nas relações propostas entre as leituras de obras literárias e da arte das capas. Graças às indicações do próprio Santa Rosa, em seu Roteiro de Arte (1952), a da crítica literária em jornais encontrados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, pudemos delimitar as condições de produção intelectual de ambos os artistas, e principalmente, abordar o lugar plurívoco das imagens de capa na construção dos significados que os romances assumiram.por
dc.contributor.advisor1Santos, Pedro Brum
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231452052035761por
dc.contributor.referee1Ourique, João Luís Pereira
dc.contributor.referee2Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.contributor.referee3Barcellos, Marília de Araújo
dc.contributor.referee4Lebensztayn, Ieda
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2558429547995819por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International