Protótipo de um recurso didático eletrônico para auxílio na alfabetização em braile
Abstract
O processo de alfabetização regular com crianças dotadas de plenas capacidades visuais é muito interativo, visual e até mesmo divertido, uma vez que o lúdico é parte presente e constante no ensino fundamental. Contudo, considerando pessoas com deficiência visual, sejam estas cegas ou com baixa visão, esse processo educacional que pode dispor, virtualmente, de infinitos recursos didático-pedagógicos, peca pela ausência deles por inexistência ou limitação imposta por custos. Nesse sentido, propõe-se nesse trabalho a construção de um recurso didático acompanhado de uma eletrônica embarcada de baixo custo para auxiliar na aprendizagem da leitura do sistema braile. O recurso em questão é formado por duas fileiras de peças móveis as quais podem ser realocadas em uma terceira fileira abaixo para formar palavras quaisquer de até quatro letras. Essa palavra, por sua vez, será interpretada através do circuito eletrônico do recurso e enviada via Wi-Fi para um banco de dados em comum com um aplicativo desenvolvido para Android que “lerá” a palavra formada para o(a) estudante(a). Dessa forma, é possível utilizar esse recurso como auxílio no ensino desse que é o sistema de leitura e escrita mais popular no mundo para pessoas cegas e de baixa visão de forma didática, moderna e, principalmente, autônoma.
Collections
The following license files are associated with this item: