Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorMadureiro, Maria do Carmo Carvalho
dc.date.accessioned2017-06-06T14:30:21Z
dc.date.available2017-06-06T14:30:21Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3005
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present study is to discuss the design of management in the context of Brazilian education, considering that a new paradigm for the processes of educational administration and school. We present some historical and conceptual aspects of the construction of the current model of education management in their characteristics and principles seeking to differentiate it from the concept of management. The aim of this paper is to discuss the training of teachers in the current context of management of educational processes, since, passing through significant changes in education from this new paradigm. We seek to understand the current debate of teacher training, teaching Brazilian movement, from a discussion of curriculum, historical and conceptual. This study, and on a bibliography of the following is used as a reference Lück (2010), Ribeiro (2010), Rego e Mello (2004), Passos (2007), Moreira (2001) e Drabach e Mousquer (2011). The study conducted herein highlights the need for a new paradigm for teacher training, with emphasis on guiding principles.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrincípios para a formação do educadorpor
dc.titleGestão educacional e formação de professores: uma reflexão diante dos novos paradigmas do cenário educacionalpor
dc.title.alternativeManagement education and training of teachers: a reflection consideration the new paradigms educational scenarioeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo consiste em discutir a concepção de Gestão no contexto da educação brasileira, considerando ser um novo paradigma para os processos de administração educacional e escolar. Apresentamos alguns aspectos históricos e conceituais da construção do atual modelo de gestão educacional, em suas características e princípios procurando diferenciá-lo da conceituação de administração. O objetivo desse trabalho é discutir a formação de professores no contexto atual da Gestão dos processos educacionais, uma vez que, perpassamos por mudanças significativas na educação a partir desse novo paradigma. Procuramos entender o debate atual da formação de professores, do movimento docente brasileiro, a partir de uma discussão curricular, histórica e conceitual. Este estudo, de cunho bibliográfico utilizou se dos seguintes autores como referência LÜCK (2010), RIBEIRO (2010), REGO e MELLO (2004), PASSOS (2007), MOREIRA (2001) e DRABACH e MOUSQUER (2011). O estudo ora realizado evidencia a necessidade de um novo paradigma para a formação docente, com ênfase em princípios norteadores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples