dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Madureiro, Maria do Carmo Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T14:30:21Z | |
dc.date.available | 2017-06-06T14:30:21Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3005 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present study is to discuss the design of management in the context of Brazilian education, considering that a new paradigm for the processes of educational administration and school. We present some historical and conceptual aspects of the construction of the current model of education management in their characteristics and principles seeking to differentiate it from the concept of management. The aim of this paper is to discuss the training of teachers in the current context of management of educational processes, since, passing through significant changes in education from this new paradigm. We seek to understand the current debate of teacher training, teaching Brazilian movement, from a discussion of curriculum, historical and conceptual. This study, and on a bibliography of the following is used as a reference Lück (2010), Ribeiro (2010), Rego e Mello (2004), Passos (2007), Moreira (2001) e Drabach e Mousquer (2011). The study conducted herein highlights the need for a new paradigm for teacher training, with emphasis on guiding principles. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Princípios para a formação do educador | por |
dc.title | Gestão educacional e formação de professores: uma reflexão diante dos novos paradigmas do cenário educacional | por |
dc.title.alternative | Management education and training of teachers: a reflection consideration the new paradigms educational scenario | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo consiste em discutir a concepção de Gestão no contexto da educação brasileira, considerando ser um novo paradigma para os processos de administração educacional e escolar. Apresentamos alguns aspectos históricos e conceituais da construção do atual modelo de gestão educacional, em suas características e princípios procurando diferenciá-lo da conceituação de administração. O objetivo desse trabalho é discutir a formação de professores no contexto atual da Gestão dos processos educacionais, uma vez que, perpassamos por mudanças significativas na educação a partir desse novo paradigma. Procuramos entender o debate atual da formação de professores, do movimento docente brasileiro, a partir de uma discussão curricular, histórica e conceitual. Este estudo, de cunho bibliográfico utilizou se dos seguintes autores como referência LÜCK (2010), RIBEIRO (2010), REGO e MELLO (2004), PASSOS (2007), MOREIRA (2001) e DRABACH e MOUSQUER (2011). O estudo ora realizado evidencia a necessidade de um novo paradigma para a formação docente, com ênfase em princípios norteadores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |