Formação de futuros professores que ensinarão matemática: um olhar para os conhecimentos geométricos
Fecha
2023-06-28Primeiro membro da banca
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Segundo membro da banca
Borowsky, Halana Garcez
Terceiro membro da banca
Fajardo, Ricardo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e tem como
foco a formação de professores que ensinarão geometria na Educação Infantil e nos anos iniciais
do Ensino Fundamental. Este trabalho se direciona em investigar as relações estabelecidas entre
os conceitos geométricos manifestados pelas futuras professoras a partir de estudos e práticas
desenvolvidas em um espaço formativo. Nessa direção, procurou-se responder à seguinte
questão de pesquisa: quais manifestações podem indicar apropriação de conhecimentos
geométricos pelas futuras professoras? Ao abordar aspectos relacionados à aprendizagem e ao
desenvolvimento humano, este trabalho embasa-se, especialmente, na Teoria HistóricoCultural – THC, de Vigotski (2003) e na Teoria da Atividade – TA, de Leontiev (1987); também
fundamenta-se em princípios relativos à organização do ensino em Moura (1996), além de
discutir elementos relacionados à constituição e ao ensino de geometria. Para o
desenvolvimento desta investigação, foi realizado o acompanhamento de uma turma da
disciplina de Educação Matemática A, no curso de Licenciatura em Pedagogia Diurno da
Universidade Federal de Santa Maria, no contexto da atividade de docência orientada da
pesquisadora. Com base no estudo do movimento lógico-histórico de constituição da geometria,
as ações foram planejadas e baseadas nos seguintes aspectos: conhecimentos prévios das
acadêmicas, constituição histórica da geometria, ludicidade e aspectos importantes para
organizar o ensino de geometria. A produção de dados aconteceu a partir de gravações em
áudio, registros fotográficos, registros escritos e diário de campo da pesquisadora. Os dados
foram organizados em três eixos de análise, denominados Conhecimento Matemático,
Ludicidade e Organização do Ensino. De modo geral, as manifestações das acadêmicas
permitiram considerar que ensinar matemática nos primeiros anos de escolarização exige do
professor estudar e apropriar-se do conhecimento matemático, tendo em conta seus aspectos
essenciais, para ensiná-lo; que, ao permear o planejamento do professor, a ludicidade tem
potencial de mobilizar os estudantes, especialmente quando atrelada à sua atividade principal;
que as discussões norteadas pelos textos e pelas ações propostas tiveram potencial de promover
o compartilhamento de aprendizagens sobre conhecimentos geométricos; e que a organização
do ensino, responsabilidade do professor, deve contemplar ações intencionalmente planejadas,
com foco na apropriação do conhecimento teórico.
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