dc.creator | Daros, Mariane | |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T15:17:52Z | |
dc.date.available | 2023-08-31T15:17:52Z | |
dc.date.issued | 2023-06-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30139 | |
dc.description.abstract | With the intense modernization movement and advances in technologies used in family
farming, and with the increased demand for food globally, rural family producers, being one of
the food suppliers, had to find a way to adapt to these changes and look for new ways to increase
your productivity and maximize your profits. With the influence of several factors such as the
Covid-19 pandemic, the search for proximity to the consumer and an easier way to promote
their products, family producers began to use social media as a means of online marketing to
sell their production and leverage your profits. In view of this, the present study aimed to
analyze the influence of social media on the commercialization of products from family farming
in Rio Grande do Sul. The study is qualitative-quantitative, and as a data collection instrument,
a questionnaire applied in person by the researcher to family producers exhibitors of the
pavilion of family agriculture at Expodireto Cotrijal 2023 in the city of Não-Me-Toque-RS, the
Google Forms tool was used to forward it online through social media. The data collection
instrument was structured with 41 objective, multiple-choice, Likert-scale questions. Based on
the research carried out, it was possible to characterize family farming, demonstrating the
diversification of production within these properties, which is not limited to grain production.
Through technological advances both in production, marketing and property management,
producers are seeking greater qualification and information regarding these new technologies.
The adoption of sales through social media was due to some factors, such as the health crisis of
the Covid-19 pandemic. Finally, with the adoption of some strategies, whether political or
family farming, that the use of these new communication technology tools are aimed at
increasing production and maximizing profits within family rural properties and entering new
markets previously limited by geographic issues. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Modernização | por |
dc.subject | Avanços Tecnológicos | por |
dc.subject | Comercialização | por |
dc.subject | Consumidor | por |
dc.subject | Agricultura familiar | por |
dc.subject | Agroindústrias | por |
dc.subject | Midia sociais | por |
dc.subject | Modernization | eng |
dc.subject | Technological advances | eng |
dc.subject | Commercialization | eng |
dc.subject | Consumer | eng |
dc.subject | Family agriculture | eng |
dc.subject | Agribusinesses | eng |
dc.subject | Social media | eng |
dc.title | Uso das mídias sociais na agricultura familiar | por |
dc.title.alternative | Use of social media in family farming | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Com o intenso movimento de modernização e avanços das tecnologias utilizadas no que tange
a agricultura familiar, e com o aumento da demanda por alimentos em âmbito global, os
produtores rurais familiares sendo um dos fornecedores de alimentos, tiveram que encontrar
uma maneira de se adaptar a essas mudanças e buscar novas formas de aumentar sua
produtividade e maximizar seus lucros. Com a influência de diversos fatores como a pandemia
da Covid-19, a busca pela proximidade com o consumidor e uma maneira mais fácil de divulgar
seus produtos, os produtores familiares começaram a utilizar as mídias sociais como meio de
comercialização online para escoar sua produção e alavancar seus lucros. Diante disto, o
presente estudo teve como objetivo analisar a influência das mídias sociais na comercialização
de produtos oriundos da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. O estudo é do tipo
qualitativo-quantitativo, e como instrumento de coleta de dados optou-se por um questionário
aplicado de maneira de presencial pela pesquisadora à produtores familiares expositores do
pavilhão da agricultura familiar na Expodireto Cotrijal 2023 na cidade de Não-Me-Toque-RS,
utilizou-se a ferramenta do Google Forms para encaminhar de maneira online pelas mídias
sociais. O instrumento de coleta de dados foi estruturado com 41 questões objetivas, de múltipla
escolha e de escala Likert. A partir da pesquisa realizada foi possível caracterizar a agricultura
familiar, demostrando a diversificação da produção dentro destas propriedades que não se limita
apenas a produção de grãos. Através dos avanços tecnológicos tanto na produção,
comercialização e na gestão da propriedade, os produtores estão buscando maior qualificação
e informação a respeito destas novas tecnologias. A adoção de vendas por meio das mídias
sociais se deu por alguns fatores estes como a crise sanitária da pandemia da Covid- 19. Por
fim, com a adoção de algumas estratégias sejam elas de cunho político ou da própria agricultura
familiar, que o uso destas novas ferramentas de tecnologia de comunicação tem por objetivo o
aumento da produção e a maximização dos lucros dentro das propriedades rurais familiares e a
inserção em novos mercados antes limitados por questões geográficas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fagundes, Paloma de Mattos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8764171768559127 | por |
dc.contributor.referee1 | Patias, Tiago Zardin | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Leticia de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6397633833993352 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |