Desenvolvimento e utilização de jogos para abordagem de problemas atmosféricos em educação ambiental: um estudo de caso no Colégio Marista Santa Maria
Abstract
O trabalho aborda a importância de utilizar jogos de educação ambiental em práticas
educativas no ensino formal. Atualmente, os esforços realizados ainda não são suficientes
para a preservação do meio natural. Como prova disso, vivenciam-se diversos problemas
ambientais decorrentes da ação antrópica. Considerando o homem como parte integrante e
principal elemento para a preservação da vida na Terra, acredita-se que a educação ambiental
deve ser um processo permanente no sistema educacional. Assim, objetivou-se desenvolver,
confeccionar, testar e avaliar jogos didáticos como auxílio na abordagem das questões
atmosféricas, visando contribuir no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental.
Foram desenvolvidos três jogos, um caça-palavras, um dominó denominado Dominó
Ambiental e um jogo de tabuleiro denominado Trilha Ambiental. Os jogos foram testados em
duas Gincanas Ambientais, uma com a 5ª série e outra com a 6ª série do Colégio Marista
Santa Maria, em Santa Maria, RS. Após os alunos terem jogado testando os materiais
desenvolvidos, eles responderam a um questionário, onde puderam expor a sua avaliação
sobre cada jogo. Para avaliação do aprendizado, um jogo de diagnóstico foi aplicado nas
gincanas, utilizado para analisar o conhecimento prévio dos alunos e também uma palestra
sobre os assuntos abordados nos jogos. Por meio da análise dos dados coletados e da
observação de cada atividade da gincana, percebeu-se que os jogos desenvolvidos foram bem
aceitos e são instrumentos bastante educativos, sendo assim, indicados para processos de
educação ambiental. Os problemas atmosféricos tratados nos jogos, tais como aumento da
emissão dos gases do efeito estufa e buraco na camada de ozônio, fazem parte do cotidiano da
população, sendo, portanto, necessário que os alunos sejam informados e sensibilizados sobre
as causas e os efeitos decorrentes destes processos. Assim, conclui-se que a utilização de
jogos didáticos sob um planejamento prévio do educador é uma forma metodológica eficiente
de sensibilização ambiental.
Collections
- Educação Ambiental [191]