Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGünther, Maria Cecília Camargo
dc.creatorHundertmarck, Bruno Sarturi
dc.date.accessioned2017-06-12T21:14:30Z
dc.date.available2017-06-12T21:14:30Z
dc.date.issued2017-08-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3018
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014.por
dc.description.abstractFrom experience on a project extension and university research, conducted in school settings, the direct relationship with the physical education teacher regent school raises think this rapprochement between the scientific and school (teacher) field as a useful space for continuing education . We used the methodology of the case study, and as a research tool to semi-structured interview, considering the training paths and life history teacher analyzed. Guided primarily on experiential relationship, this training modality provided a broad dialogue between stakeholders, which generated ideas and changes in the teacher's pedagogic practice. Analyzed in teacher talk after this professional experience, changes in the way we interact with students, especially in the matter of dialogue and open possibilities for class participation as active agents. Changes identified as important by the teacher and pointing to new possibilities for teaching but that it acknowledges that difficulties were noted in its materialization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProjeto de extensãopor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleA pesquisa e a extensão universitária e a formação continuada na educação física escolar: contribuições e transformações a partir de um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe research and university extension and continuing education in Physical Education - contributions and transformations from a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Mariapor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA partir da experiência em um projeto de extensão e pesquisa universitária, realizada no âmbito escolar, a relação direta com o professor de Educação Física regente da escola suscita pensar esta aproximação entre os campos científico e escolar (professor) como um profícuo espaço de formação continuada. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso, sendo o instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada, considerando-se os percursos formativos e história de vida do professor entrevistado. Pautada principalmente na relação experiencial, esta modalidade formativa proporcionou um amplo diálogo entre as partes envolvidas, o que gerou reflexões e mudanças na prática pedagógica do professor. Analisamos na fala do professor após esta experiência profissional transformações na forma de interagir com os alunos, principalmente na questão de dialogar e abrir possibilidades de participação em aula como agentes ativos. Foram constatadas mudanças identificadas como importantes pelo professor e que apontam para novas perspectivas de ensino, mas que o mesmo reconhece ter dificuldades na sua materialização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples