dc.contributor.advisor | Günther, Maria Cecília Camargo | |
dc.creator | Hundertmarck, Bruno Sarturi | |
dc.date.accessioned | 2017-06-12T21:14:30Z | |
dc.date.available | 2017-06-12T21:14:30Z | |
dc.date.issued | 2017-08-12 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3018 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | From experience on a project extension and university research, conducted in
school settings, the direct relationship with the physical education teacher regent school
raises think this rapprochement between the scientific and school (teacher) field as a
useful space for continuing education . We used the methodology of the case study, and
as a research tool to semi-structured interview, considering the training paths and life history teacher analyzed. Guided primarily on experiential relationship, this training
modality provided a broad dialogue between stakeholders, which generated ideas and
changes in the teacher's pedagogic practice. Analyzed in teacher talk after this
professional experience, changes in the way we interact with students, especially in the
matter of dialogue and open possibilities for class participation as active agents.
Changes identified as important by the teacher and pointing to new possibilities for
teaching but that it acknowledges that difficulties were noted in its materialization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Projeto de extensão | por |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.title | A pesquisa e a extensão universitária e a formação continuada na educação física escolar: contribuições e transformações a partir de um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The research and university extension and continuing education in Physical Education -
contributions and transformations from a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | A partir da experiência em um projeto de extensão e pesquisa universitária,
realizada no âmbito escolar, a relação direta com o professor de Educação Física regente
da escola suscita pensar esta aproximação entre os campos científico e escolar
(professor) como um profícuo espaço de formação continuada. Utilizou-se como
metodologia o estudo de caso, sendo o instrumento de pesquisa a entrevista
semiestruturada, considerando-se os percursos formativos e história de vida do
professor entrevistado. Pautada principalmente na relação experiencial, esta modalidade
formativa proporcionou um amplo diálogo entre as partes envolvidas, o que gerou
reflexões e mudanças na prática pedagógica do professor. Analisamos na fala do
professor após esta experiência profissional transformações na forma de interagir com
os alunos, principalmente na questão de dialogar e abrir possibilidades de participação
em aula como agentes ativos. Foram constatadas mudanças identificadas como
importantes pelo professor e que apontam para novas perspectivas de ensino, mas que o
mesmo reconhece ter dificuldades na sua materialização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |