dc.creator | Pacheco, Gionatan Carlos | |
dc.date.accessioned | 2023-09-13T17:14:45Z | |
dc.date.available | 2023-09-13T17:14:45Z | |
dc.date.issued | 2023-08-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30207 | |
dc.description.abstract | This thesis is an interpretation of the existential notions of Spinoza’s Ethics. Its main objective
is to clarify both the distinction between the concepts of duration and eternity, as well as their
unity in the concept of existence. With that, its responds to a very persistent discussion in
relation to the texts that culminate the Ethics, which supposedly contain a problematic “doctrine
of the mind’s eternity”. Its reading key is to take the immanence relationship between the
substance and the modes as a gauge of intelligibility of the unit and distinction between eternity
and duration. The immanence between mode (or singular) and substance implies both the
relation of each singular to the substance, a relation of belonging in which we understand the
eternity of the singular, and the relations of singulars to each other, a relation of existential
tension characterized by duration. In this key, then, mode and substance are for being, just as
duration and eternity are for existence, the unity and distinction of being between substance and
its modifications explains to us the existential unity and distinction between duration and
eternity. This text is composed of different moments: first, it deals with the basic notions for
understanding Spinoza’s immanence, that is, the intelligibility gauge we use to present our
understanding of the concepts of duration and eternity and, then, answer the problems that we
highlight as main and most persistent in relation to the specialized literature. From these steps,
we conclude that: eternity and duration are the same existence, they are not reduced to ways of
perceiving existence and are irreducible to each other; the definition of eternity is the same
throughout the entire Ethics; there is not properly a “doctrine of the mind’s eternity” in the texts
that close this work; these texts are organic and consistent with the antecedents; the “eternal
part of the mind” has the function of comparing the mind of the wise and that of the ignorant.
In the rest of the text, we first demonstrate the insufficiency of what we call the “temporal fork”,
which restricts the meaning of eternity to two senses subordinated to the notion of time, both in
Spinoza and in relation to the philosophical tradition in general. Next, we review the studies
and discussions on the texts that close the Ethics, in chronological order: we start with the 19th20th century, in which we briefly address the problems of reception of Spinoza’s work and in
which the focus is the question of the personhood of the mind’s eternity; then, we problematize
the readings of the concept of eternity as “property”, and advance to the most recent comments,
through which we diagnose a crisis of what we call the “temporal fork”, as well as problematize
the recent speculations about Spinoza’s concept of essence. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Spinoza | por |
dc.subject | Existência | por |
dc.subject | Imanência | por |
dc.subject | Duração | por |
dc.subject | Eternidade | por |
dc.subject | Existence | eng |
dc.subject | Immanence | eng |
dc.subject | Duration | eng |
dc.subject | Eternity | eng |
dc.title | Existência e imanência: eternidade e duração na ética de Spinoza | por |
dc.title.alternative | Existence and immanence: eternity and duration in Spinoza’s ethics | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A presente tese é uma interpretação das noções existenciais da Ética de Spinoza. Seu principal
objetivo é esclarecer tanto a distinção entre os conceitos de duração e eternidade, quanto sua
unidade no conceito de existência. Com isso, responde a uma discussão deveras persistente em
relação aos textos que encerram a Ética, os quais supostamente contêm uma problemática
“doutrina da eternidade da mente”. Sua chave de leitura é tomar a relação de imanência entre a
substância e os modos como gabarito de inteligibilidade da unidade e distinção entre eternidade
e duração. A imanência entre modo (ou singular) e a substância implica tanto a relação de cada
singular com a substância, uma relação de pertencimento na qual entendemos a eternidade do
singular, quanto as relações dos singulares entre si, uma relação de tensão existencial
caracterizada pela duração. Nessa chave, então, modo e substância estão para o ser, da mesma
maneira que duração e eternidade estão para a existência, a unidade e distinção de ser entre a
substância e as suas modificações nos explica a unidade e distinção existencial entre duração e
eternidade. Este texto é composto de momentos diversos: primeiramente, trata das noções
básicas para a compreensão da imanência spinozana, isto é, o gabarito de inteligibilidade do
qual nos servimos para, em seguida, apresentar nosso entendimento dos conceitos de duração e
eternidade e, ato contínuo, responder os problemas que destacamos como principais e mais
persistentes em relação a literatura especializada. Desses passos, concluímos que: a eternidade
e a duração são a mesma existência, não se reduzem a modos de perceber a existência e são
irredutíveis entre si; a definição de eternidade é uma só ao longo de toda Ética; não há
propriamente uma doutrina da eternidade da mente nos textos que encerram essa obra; esses
textos são orgânicos e consequentes com os antecedentes; a “parte eterna da mente” tem por
função a comparação entre a mente do sábio e a do ignorante. No restante do texto,
primeiramente demonstramos a insuficiência do que chamamos de “garfo temporal”, que
restringe o significado de eternidade a dois sentidos subordinados à noção de tempo, tanto em
Spinoza quanto em relação à tradição filosófica em geral. A seguir, revisamos os estudos e
discussões, sobre os textos que encerram a Ética, em uma ordem cronológica: começamos pelo
entresséculo XIX-XX, no qual tratamos brevemente dos problemas da recepção da obra
spinozana e no qual o foco é a questão da pessoalidade da eternidade da mente; em seguida,
problematizamos as leituras do conceito de eternidade como “propriedade”, e avançamos até
os comentários mais recentes, pelos quais diagnosticamos uma crise daquele que chamamos de
“garfo temporal”, bem como problematizamos as recentes especulações acerca do conceito
spinozano de essência. | por |
dc.contributor.advisor1 | Rossatto, Noeli Dutra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2947312243186882 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Levy, Lia | |
dc.contributor.referee1 | Santos, César Schirmer dos | |
dc.contributor.referee2 | Itokazu, Ericka Marie | |
dc.contributor.referee3 | Fragoso, Emanuel Angelo da Rocha | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5505634981032665 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |