PERCEPÇÕES DOS RESIDENTES PEDAGÓGICOS DO SUB-PROJETO GEOGRAFIA SOBRE AS VIVÊNCIAS NAS ESCOLAS-CAMPO DE SANTA MARIA-RS, DURANTE A PANDEMIA (2020-2021)
Abstract
A pandemia do vírus SARS-CoV-2 desencadeou mudanças significativas nas práticas
educacionals, exigindo a adaptação de todos os envolvidos para práticas de ensino
remoto e híbrido. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar as
percepções dos residentes do sub-projeto de Geografia em três escolas-campo
localizadas em Santa Maria/RS. no período de 2020 e 2021. O trabalho aborda os
impactos da pandemia na educação, a importância da Geografia para compreender
as desigualdades educacionais e a relação entre a pandemia e a intensificação dessas
disparidades. Além disso, essa abordagem também explora diferentes aspectos
vivênciadospelos residentes, bem como a divulgação das metodologias e ferramentas
utilizadas por eles. Quanto à metodologia empregada, destaca-se a descrição das
escolas-campo selecionadas, a definição dos critérios de seleção dos relatos dos
residentes e a realização de pesquisa bibliográfica, além da observação participante.
A análise dos dados coletados conduzida por meio de técnicas qualitativas, a análise
bibliográfica, a observação participativa e a análise dos relatórios. Antecipa-se que os
resultados obtidos por esta pesquisa contribuam para o entendimento das diferentes
realidades enfrentadas pelos residentes da Sub-área de Geografia nas escolas-campo
durante a pandemia, fornecendo informações essenciais para a formulação de
estratégias de intervenção que visem promover uma educação mais equitativa e
inclusiva. Através desse estudo, espera-se fornecer subsídios relevantes para a
compreensão dos impactos da pandemia no contexto educacional, destacando a
importância de práticas pedagógicas adaptadas à nova realidade, capazes de mitigar
as desigualdades existentes e de promover uma educação de qualidade para todos
os estudantes.