A difusão da orientação empreendedora como elemento integrante da cultura organizacional: um estudo na UFSM
Fecha
2023-09-12Primeiro membro da banca
Klein, Leander Luiz
Segundo membro da banca
Guimarães, Julio Cesar Ferro de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo teve por objetivo analisar o nível de abrangência das dimensões da Orientação Empreendedora (OE) nos campi fora de sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a partir dos resultados, propor ações para promover a inter-relação com a cultura organizacional da instituição. O referencial teórico contemplou três tópicos principais, o empreendedorismo no setor público, a orientação empreendedora e a cultura organizacional. O procedimento de coleta de dados ocorreu em duas etapas distintas: na primeira etapa, de natureza quantitativa, utilizou-se uma pesquisa (survey) com 23 questões fechadas, aplicada aos servidores lotados nos campi fora de sede da UFSM. Na segunda etapa, de caráter qualitativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores dos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, bem como com representantes das Pró-Reitorias de Empreendedorismo e Inovação, e de Gestão de Pessoas. O procedimento de análise de dados foi conduzido em duas etapas. Na primeira etapa, a quantitativa, foram empregadas as técnicas de análise descritiva e teste de confiabilidade e consistência interna dos dados das dimensões de inovação, proatividade, assunção de riscos, autonomia e agressividade competitiva. Já na segunda etapa, a qualitativa, foi realizada a análise de conteúdo. Os resultados do questionário evidenciaram, ainda que de forma incipiente, a existência de traços de orientação empreendedora nos campi investigados. A partir da perspectiva dos servidores, dentre as cinco dimensões investigadas neste estudo, a dimensão de "Proatividade" obteve o mais elevado nível de avaliação. Adicionalmente, com os resultados das entrevistas foi possível identificar barreiras e estratégias de disseminação da orientação empreendedora, na visão dos gestores. Por fim, baseado na análise dos resultados, foram elaboradas propostas de ações que visam promover uma maior inter-relação entre a orientação empreendedora e a cultura organizacional da instituição.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: