dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Moura, Ana Maria Silva de | |
dc.date.accessioned | 2017-06-28T14:16:07Z | |
dc.date.available | 2017-06-28T14:16:07Z | |
dc.date.issued | 2009-12-14 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3025 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The Brazilian education has sought to raise the indices of development of
basic education, to monitor progress worldwide and to provide training necessary
and appropriate to human beings. Various laws and documents were produced to
ensure the quantity in education, school management is instituted to assist in the
delivery of quality education and education quality will only be appropriated when the
subject of knowledge already established and meet your goals. The search for quality
education systems in place with their policies focused on democratic and
participatory management. Through a literature search with this monograph reflect on
the quality of Brazilian education, and more specifically, the organization and the
quality of the municipal education Mormaço. The search for quality is the goal of both
education policy and the school community, so that the school management with a
view to working to achieve quality education, which is linked to democratic
management, which establishes the participation, involvement and commitment of
all.. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.title | Qualidade e inclusão: um olhar a partir do ensino de Mormaço | por |
dc.title.alternative | Quality and inclusion: a view from the teaching Mormaço | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O ensino brasileiro tem buscado elevar os Índices de desenvolvimento da
educação básica, para acompanhar os avanços mundiais e para garantir a formação
necessária e adequada ao ser humano. Várias leis e documentos foram produzidos
para garantir a quantidade na educação, a gestão escolar se institui para auxiliar na
concretização da educação de qualidade e a educação só será de qualidade quando
apropria o sujeito do conhecimento já elaborado e atende seus objetivos. A busca da
qualidade acontece nos sistemas educacionais com suas políticas centradas na
Gestão democrática e participativa. Através de pesquisa bibliográfica e estudo de
caso busca-se com esta monografia refletir sobre a qualidade na Educação
Brasileira e mais especificamente, a organização e a qualidade do sistema municipal
de ensino de Mormaço. A busca pela qualidade é objetivo tanto das políticas
educacionais como da comunidade escolar, por isso que a gestão escolar trabalha
na perspectiva de atingir a qualidade na educação, a qual está interligada à gestão
democrática, que se institui na participação, envolvimento e comprometimento de
todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |