Mais do mesmo: Uma análise das reformas educacionais de 1971 e 2017
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Data
2023-07-25Autor
Alves, Deivid Vincent Rezer
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Este ensaio tem como objetivo analisar as reformas educacionais de 1971 e
2017 no Brasil. A reforma de 1971, introduzida pelo governo militar, focou-se na
formação profissional dentro do sistema de Ensino Médio. Mais de 100 cursos
profissionais foram implementados, visando a formação de profissionais para o
mercado de trabalho. Essa reforma reduziu a ênfase no ensino geral oferecido
anteriormente nas escolas secundárias. Em 2017, foi introduzido um novo conjunto
de reformas, que incluía flexibilidade curricular nas escolas secundárias,
implementação de treinamento profissional e técnico e aumento do horário mínimo
anual de ensino, substituindo disciplinas tradicionais do currículo, proporcionando a
escolha pelo estudante de um caminho específico no Ensino Médio, podendo limitar
o acesso do estudante a outras áreas de conhecimento, dificultando a oportunidade
de preencher lacunas em diferentes campos. Ao comparar esses dois períodos de
reforma, este ensaio visa identificar semelhanças e diferenças nas mudanças
implementadas.
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