dc.contributor.advisor | Martins, Cleber Ori Cuti | |
dc.creator | Alves, Deivid Vincent Rezer | |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T13:24:07Z | |
dc.date.available | 2023-09-26T13:24:07Z | |
dc.date.issued | 2023-07-25 | |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30274 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This essay aims to analyze the educational reforms of 1971 and 2017 in
Brazil. The 1971 reform, introduced by the military government, focused on
vocational training within the High School system. Over 100 professional courses
were implemented, aiming to prepare professionals for the labor market. This reform
reduced the emphasis on general education previously offered in secondary schools.
In 2017, a new set of reforms was introduced, which included curricular flexibility in
secondary schools, implementation of professional and technical training, and an
increase in the minimum annual teaching hours, replacing traditional curriculum
subjects, providing students with the choice of a specific path in High School, which
can limit their access to other areas of knowledge, making it difficult to fill gaps in
different fields. By comparing these two reform periods, this essay aims to identify
similarities and differences in the implemented changes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Reformas educacionais | por |
dc.subject | Novo Ensino Médio | por |
dc.subject | Flexibilização Do Currículo | por |
dc.subject | Educação para o mercado | por |
dc.subject | Financiamento da educação | por |
dc.subject | Ideologia liberal na educação | por |
dc.subject | Educational reforms | eng |
dc.subject | new high school | eng |
dc.subject | curriculum flexibility | eng |
dc.subject | education for the market | eng |
dc.subject | education funding | eng |
dc.subject | liberal ideology in education | eng |
dc.title | Mais do mesmo: Uma análise das reformas educacionais de 1971 e 2017 | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | Este ensaio tem como objetivo analisar as reformas educacionais de 1971 e
2017 no Brasil. A reforma de 1971, introduzida pelo governo militar, focou-se na
formação profissional dentro do sistema de Ensino Médio. Mais de 100 cursos
profissionais foram implementados, visando a formação de profissionais para o
mercado de trabalho. Essa reforma reduziu a ênfase no ensino geral oferecido
anteriormente nas escolas secundárias. Em 2017, foi introduzido um novo conjunto
de reformas, que incluía flexibilidade curricular nas escolas secundárias,
implementação de treinamento profissional e técnico e aumento do horário mínimo
anual de ensino, substituindo disciplinas tradicionais do currículo, proporcionando a
escolha pelo estudante de um caminho específico no Ensino Médio, podendo limitar
o acesso do estudante a outras áreas de conhecimento, dificultando a oportunidade
de preencher lacunas em diferentes campos. Ao comparar esses dois períodos de
reforma, este ensaio visa identificar semelhanças e diferenças nas mudanças
implementadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |