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dc.contributor.advisorMartins, Cleber Ori Cuti
dc.creatorAlves, Deivid Vincent Rezer
dc.date.accessioned2023-09-26T13:24:07Z
dc.date.available2023-09-26T13:24:07Z
dc.date.issued2023-07-25
dc.date.submitted2023-07-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30274
dc.descriptionTrabalho de conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis essay aims to analyze the educational reforms of 1971 and 2017 in Brazil. The 1971 reform, introduced by the military government, focused on vocational training within the High School system. Over 100 professional courses were implemented, aiming to prepare professionals for the labor market. This reform reduced the emphasis on general education previously offered in secondary schools. In 2017, a new set of reforms was introduced, which included curricular flexibility in secondary schools, implementation of professional and technical training, and an increase in the minimum annual teaching hours, replacing traditional curriculum subjects, providing students with the choice of a specific path in High School, which can limit their access to other areas of knowledge, making it difficult to fill gaps in different fields. By comparing these two reform periods, this essay aims to identify similarities and differences in the implemented changes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReformas educacionaispor
dc.subjectNovo Ensino Médiopor
dc.subjectFlexibilização Do Currículopor
dc.subjectEducação para o mercadopor
dc.subjectFinanciamento da educaçãopor
dc.subjectIdeologia liberal na educaçãopor
dc.subjectEducational reformseng
dc.subjectnew high schooleng
dc.subjectcurriculum flexibilityeng
dc.subjecteducation for the marketeng
dc.subjecteducation fundingeng
dc.subjectliberal ideology in educationeng
dc.titleMais do mesmo: Uma análise das reformas educacionais de 1971 e 2017por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoEste ensaio tem como objetivo analisar as reformas educacionais de 1971 e 2017 no Brasil. A reforma de 1971, introduzida pelo governo militar, focou-se na formação profissional dentro do sistema de Ensino Médio. Mais de 100 cursos profissionais foram implementados, visando a formação de profissionais para o mercado de trabalho. Essa reforma reduziu a ênfase no ensino geral oferecido anteriormente nas escolas secundárias. Em 2017, foi introduzido um novo conjunto de reformas, que incluía flexibilidade curricular nas escolas secundárias, implementação de treinamento profissional e técnico e aumento do horário mínimo anual de ensino, substituindo disciplinas tradicionais do currículo, proporcionando a escolha pelo estudante de um caminho específico no Ensino Médio, podendo limitar o acesso do estudante a outras áreas de conhecimento, dificultando a oportunidade de preencher lacunas em diferentes campos. Ao comparar esses dois períodos de reforma, este ensaio visa identificar semelhanças e diferenças nas mudanças implementadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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