Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorMedeiros, Daniela
dc.date.accessioned2017-06-28T15:46:52Z
dc.date.available2017-06-28T15:46:52Z
dc.date.issued2010-07-09
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3031
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present research showed as a reflexive journey, sought to determine how art is conceived and used as an alternative / path in the proposals for school managers. These ways, like a labyrinth, incite us to change the trace and stop walking on the less effort route. The proposed ways guide themselves by the arts to permit that we can notice the management processes based on a new perspective: arts and education. Then, I considered the different artistic manifestations as Visual Arts, Scenic, Music or Dancing. From this aspect, I suggest this journey began from some previews steps. Steps realized at State Elementary School Professor Ângelo Chiamolera, placed in the country of Bento Gonçalves/RS/Brazil. I justify that this project did not intention serve us as a model to be followed, neither offer standards nor closed answers at the end. It is a qualitative research, considering my experience at school as the most important research instrument. Finally, this work can be like a magnetic needle, because from the showed reality we can reflect about our daily practices, rethinking attitudes and manners of (re) construct the school environment from a democratic school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectArtespor
dc.subjectOutros caminhospor
dc.titleGestão escolar e ensino das artes: percorrendo outros caminhospor
dc.title.alternativeSchool management and art teaching: going through other wayseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho, apresentado como uma caminhada reflexiva buscou verificar como a arte é pensada e utilizada como alternativa/caminho nas propostas dos gestores escolares. Os caminhos encontrados apresentaram-se dispostos em um labirinto, incitando-nos a trocar de trilha e não mais seguir pelo caminho do menor esforço. Estas trilhas propostas orientam-se pelas artes a fim de que possamos perceber os processos de gestão embasados em uma nova perspectiva, das artes e da educação. Assim, passo a considerar as diferentes manifestações artísticas propostas pelos gestores, sejam elas nas Artes Visuais, Cênicas, Música ou Dança. Desta maneira, oriento este caminhar a partir de alguns passos já dados. Passos estes realizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Ângelo Chiamolera, localizada na zona rural do município de Bento Gonçalves/RS/Brasil. Posto isso, justifico que tal projeto não intenciona servir-nos como um modelo a ser seguido, tampouco oferecer receitas ou respostas fechadas no final. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, considerando assim minha vivência/experiência junto a escola como principal instrumento de pesquisa. O trabalho, finalmente, busca servir-nos como uma bússola, de maneira que a partir da realidade apresentada possamos refletir sobre nossa própria prática diária, repensando atitudes e maneiras de (re) construir o ambiente escolar a partir da gestão escolar democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto