dc.contributor.advisor | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.creator | Medeiros, Daniela | |
dc.date.accessioned | 2017-06-28T15:46:52Z | |
dc.date.available | 2017-06-28T15:46:52Z | |
dc.date.issued | 2010-07-09 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3031 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present research showed as a reflexive journey, sought to determine how art is conceived
and used as an alternative / path in the proposals for school managers. These ways, like a
labyrinth, incite us to change the trace and stop walking on the less effort route. The proposed
ways guide themselves by the arts to permit that we can notice the management processes
based on a new perspective: arts and education. Then, I considered the different artistic
manifestations as Visual Arts, Scenic, Music or Dancing. From this aspect, I suggest this
journey began from some previews steps. Steps realized at State Elementary School Professor
Ângelo Chiamolera, placed in the country of Bento Gonçalves/RS/Brazil. I justify that this
project did not intention serve us as a model to be followed, neither offer standards nor closed
answers at the end. It is a qualitative research, considering my experience at school as the
most important research instrument. Finally, this work can be like a magnetic needle, because
from the showed reality we can reflect about our daily practices, rethinking attitudes and
manners of (re) construct the school environment from a democratic school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Artes | por |
dc.subject | Outros caminhos | por |
dc.title | Gestão escolar e ensino das artes: percorrendo outros caminhos | por |
dc.title.alternative | School management and art teaching: going through other ways | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho, apresentado como uma caminhada reflexiva buscou verificar como a arte
é pensada e utilizada como alternativa/caminho nas propostas dos gestores escolares. Os
caminhos encontrados apresentaram-se dispostos em um labirinto, incitando-nos a trocar de
trilha e não mais seguir pelo caminho do menor esforço. Estas trilhas propostas orientam-se
pelas artes a fim de que possamos perceber os processos de gestão embasados em uma nova
perspectiva, das artes e da educação. Assim, passo a considerar as diferentes manifestações
artísticas propostas pelos gestores, sejam elas nas Artes Visuais, Cênicas, Música ou Dança.
Desta maneira, oriento este caminhar a partir de alguns passos já dados. Passos estes
realizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Ângelo Chiamolera,
localizada na zona rural do município de Bento Gonçalves/RS/Brasil. Posto isso, justifico que
tal projeto não intenciona servir-nos como um modelo a ser seguido, tampouco oferecer
receitas ou respostas fechadas no final. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa,
considerando assim minha vivência/experiência junto a escola como principal instrumento de
pesquisa. O trabalho, finalmente, busca servir-nos como uma bússola, de maneira que a partir
da realidade apresentada possamos refletir sobre nossa própria prática diária, repensando
atitudes e maneiras de (re) construir o ambiente escolar a partir da gestão escolar democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |