Nunca será só futebol: análise das estratégias de comunicação da Seleção Brasileira no Instagram da CBF durante a Copa do Mundo de 2022
Resumo
O futebol é um dos esportes mais populares no mundo e carrega consigo um grande impacto nas conjunturas sociais, econômicas e culturais. É considerado o esporte nacional do Brasil, tendo a Seleção Brasileira como uma das bases da identidade do país. A comunicação esportiva é uma das frentes responsáveis pela popularização do esporte, e com o desenvolvimento digital é necessário pensar como as organizações esportivas utilizam da comunicação digital para fortalecer o relacionamento com seu público. O trabalho tem como objetivo identificar quais estratégias de comunicação a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) utilizou em seu Instagram durante a campanha da Seleção Brasileira na Copa de 2022 no Catar. O trabalho contextualiza conceitos importantes a partir de pesquisa bibliográfica, analisa o planejamento e a construção da narrativa, através de uma entrevista síncrona semi-estruturada com o Diretor de Comunicação da CBF e empreende uma observação encoberta não-participativa para a análise das postagens coletadas. Foram analisadas 149 publicações no Instagram, do período de 7 de novembro até 18 de dezembro de 2022, e encontradas 6 categorias de estratégias utilizadas: institucional, cobertura, divulgação, interação com seguidores, parceiros/patrocinadores e influenciadores, tendo como as mais potencializadas pela instituição: cobertura (82 publicações), divulgação (23 publicações) e parceiros/patrocinadores (15 postagens). As estratégias discutidas nesta pesquisa destacam o papel fundamental das relações públicas digitais na criação de uma conexão sólida com os torcedores, patrocinadores e a imprensa.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: