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dc.contributor.advisorMachado, Jones
dc.creatorRibeiro, Nívia Barboza
dc.date.accessioned2023-10-11T14:00:19Z
dc.date.available2023-10-11T14:00:19Z
dc.date.issued2023-07-03
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationRIBEIRO, B.N. Nunca será só futebol: análise das estratégias de comunicação no Instagram da CBF durante a Copa do Mundo de 2022. 2023. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30332
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2023.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleNunca será só futebol: análise das estratégias de comunicação da Seleção Brasileira no Instagram da CBF durante a Copa do Mundo de 2022por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Públicaspor
dc.description.resumoO futebol é um dos esportes mais populares no mundo e carrega consigo um grande impacto nas conjunturas sociais, econômicas e culturais. É considerado o esporte nacional do Brasil, tendo a Seleção Brasileira como uma das bases da identidade do país. A comunicação esportiva é uma das frentes responsáveis pela popularização do esporte, e com o desenvolvimento digital é necessário pensar como as organizações esportivas utilizam da comunicação digital para fortalecer o relacionamento com seu público. O trabalho tem como objetivo identificar quais estratégias de comunicação a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) utilizou em seu Instagram durante a campanha da Seleção Brasileira na Copa de 2022 no Catar. O trabalho contextualiza conceitos importantes a partir de pesquisa bibliográfica, analisa o planejamento e a construção da narrativa, através de uma entrevista síncrona semi-estruturada com o Diretor de Comunicação da CBF e empreende uma observação encoberta não-participativa para a análise das postagens coletadas. Foram analisadas 149 publicações no Instagram, do período de 7 de novembro até 18 de dezembro de 2022, e encontradas 6 categorias de estratégias utilizadas: institucional, cobertura, divulgação, interação com seguidores, parceiros/patrocinadores e influenciadores, tendo como as mais potencializadas pela instituição: cobertura (82 publicações), divulgação (23 publicações) e parceiros/patrocinadores (15 postagens). As estratégias discutidas nesta pesquisa destacam o papel fundamental das relações públicas digitais na criação de uma conexão sólida com os torcedores, patrocinadores e a imprensa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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