Relações Públicas e clima organizacional: um estudo de caso para compreender esta vinculação
Resumo
Este trabalho busca entender de que maneira o trabalho do profissional de relações-públicas pode impactar no clima organizacional de uma empresa. A partir de teorias e conceitos sobre as variáveis do estudo - comunicação interna, cultura organizacional e clima organizacional - e como estes se correlacionam com as atividades de Relações Públicas, busca-se compreender como estes fenômenos se relacionam e se complementam, além de entender quais são os instrumentos e ferramentas que auxiliam o processo de uma comunicação efetiva e estratégica de uma organização. A metodologia utilizada se dá a partir de um estudo de caso de uma organização localizada no Rio Grande do Sul, que conta com um profissional relações-públicas no quadro de funcionários e tem atividades voltadas para a comunicação interna na visão do endomarketing. O estudo consiste numa pesquisa do tipo descritiva e contempla técnicas de pesquisa bibliográfica, técnicas padronizadas como questionários (com funcionários de Relações Públicas, Comunicação e de Recursos Humanos), observação sistemática da organização e análise de documentos relacionados ao clima organizacional. O trabalho se divide em duas grandes partes, a teórica, com os conceitos das variáveis do estudo e seus instrumentos, e a segunda, com a estruturação do estudo de caso, através da metodologia e da análise do cruzamento dos dados. Dentre os resultados da pesquisa, é possível compreender que o clima organizacional existe independente da comunicação, mas que a comunicação tem influência e impacto no grau positivo ou negativo do clima organizacional.
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