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dc.contributor.advisorScheid, Daiane
dc.creatorAlmeida, Lorena Lopes de
dc.date.accessioned2023-10-11T14:12:34Z
dc.date.available2023-10-11T14:12:34Z
dc.date.issued2023-07-04
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationALMEIDA, L. Relações Públicas e Clima Organizacional: Um estudo de caso para compreender esta vinculação. 2023. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30335
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2023.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectClima Organizacionalpor
dc.subjectComunicação Internapor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectRelações Públicaspor
dc.titleRelações Públicas e clima organizacional: um estudo de caso para compreender esta vinculaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Públicaspor
dc.description.resumoEste trabalho busca entender de que maneira o trabalho do profissional de relações-públicas pode impactar no clima organizacional de uma empresa. A partir de teorias e conceitos sobre as variáveis do estudo - comunicação interna, cultura organizacional e clima organizacional - e como estes se correlacionam com as atividades de Relações Públicas, busca-se compreender como estes fenômenos se relacionam e se complementam, além de entender quais são os instrumentos e ferramentas que auxiliam o processo de uma comunicação efetiva e estratégica de uma organização. A metodologia utilizada se dá a partir de um estudo de caso de uma organização localizada no Rio Grande do Sul, que conta com um profissional relações-públicas no quadro de funcionários e tem atividades voltadas para a comunicação interna na visão do endomarketing. O estudo consiste numa pesquisa do tipo descritiva e contempla técnicas de pesquisa bibliográfica, técnicas padronizadas como questionários (com funcionários de Relações Públicas, Comunicação e de Recursos Humanos), observação sistemática da organização e análise de documentos relacionados ao clima organizacional. O trabalho se divide em duas grandes partes, a teórica, com os conceitos das variáveis do estudo e seus instrumentos, e a segunda, com a estruturação do estudo de caso, através da metodologia e da análise do cruzamento dos dados. Dentre os resultados da pesquisa, é possível compreender que o clima organizacional existe independente da comunicação, mas que a comunicação tem influência e impacto no grau positivo ou negativo do clima organizacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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