A recepção de Antenor Firmin no Brasil: uma autoetnografia da encruzilhada epistêmica
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Data
2023-07-24Primeiro coorientador
Gomes, Mariana Selister
Primeiro membro da banca
Joseph, Handerson
Segundo membro da banca
Zanini, Maria Catarina Chitolina
Terceiro membro da banca
Dutra, Maria Rita Py
Quarto membro da banca
Marconatto, Pamela Marques
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O tema desta tese é a chegada do pensamento de Anténor Firmin no Brasil no século XXI.
Anténor Firmin é um teórico haitiano do século XIX que desafiou as teorias racialistas ao
propor a tese da igualdade das raças humanas. Ele era parte de uma tradição de intelectuais
haitianos – o “Humanismo Haitiano Atlântico” – que escreviam denunciando o colonialismo e
o racismo em pleno século XIX. A pergunta que guia esta tese é “Quais as condições explicam
a recente e inédita recepção do pensamento de Anténor Firmin no Brasil?” Para respondê-la,
utilizei uma abordagem multimétodos, cuja metodologia central foi a autoetnografia. Analiso
as relações entre conhecimento e poder para explicar essa chegada inédita de Anténor Firmin a
partir de minha experiência como estudante negra na academia. Utilizo a experiência vivida
conforme as propostas de uma autoetnografia feminista negra. As respostas pergunta central
são: 1)As políticas de ações afirmativas – cotas para estudantes negras(os), ingresso de
migrantes haitianas(os) e ingresso de professoras(es) negras(os) – são condições essenciais para
a recepção do pensamento de Anténor Firmin no Brasil; 2)As rotas de propagação do
pensamento de Anténor Firmin são coletivizadas, isto é, são rotas organizadas por estudantes
negras(os) num movimento de recuperação de várias(os) autoras(es).Assim, o encontro com a
obra de Firmin acontece em coletivo com obras de Zora Neale Hurtson, Lélia Gonzalez e
outros(as) intelectuais negros(as). No decorrer da pesquisa percebi que a “epistemologia
antirracista recreativa” pode ser um entrave para a propagação do pensamento de Anténor
Firmin na academia brasileira marcada pelo paradigma da branquitude. O objetivo geral da tese
é compreender os caminhos da recepção e propagação do pensamento de Anténor Firmin na
academia brasileira, marcados pela presença de estudantes negros/as através da implementação
das políticas de ações afirmativas. Os objetivos específicos desta tese são: 1) descrever e
apresentar a autoetnografia feminista negra como método de pesquisa; 2) analisar as relações
de poder na construção dos saberes; 3) compreender a trajetória de Anténor Firmin e a obra Da
Igualdade das Raças Humanas como fundadora das Ciências Sociais; 4) apresentar a
encruzilhada epistêmica das Ciências Sociais a partir da minha experiência como estudante
negra na pós-graduação. As rotas de chegada e propagação do pensamento de Anténor Firmin
são: rotas anunciadoras – aquelas que precedem a chegada; rotas evidentes – ementas de
disciplinas acadêmicas; rotas austrais – cursos, palestras, aulas não registradas em ementas e
ações de movimentos estudantis negros.
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