As práticas restaurativas na EPT à luz da perspectiva decolonial: um novo paradigma de formação docente
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Data
2023-08-05Primeiro coorientador
Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
Primeiro membro da banca
Machado, Fernanda de Camargo
Segundo membro da banca
Oliveira, Francisco Nilton Gomes de
Metadata
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Este estudo busca analisar temáticas que perpassam a formação docente, enquanto
práxis. Para tanto, parte da ideia de que um dos maiores desafios da humanidade
talvez seja conviver harmoniosamente e de que as instituições de ensino são
comunidades intensas, plurais, com dinâmicas diversas e com relacionamentos
distintos. Nesse viés, busca compreender as Práticas Restaurativas à luz do
pensamento decolonial nos processos de formação continuada de professores e
professoras do Instituto Federal Farroupilha – IFFar. Especificamente, objetiva-se
apresentar considerações sobre as práticas restaurativas e sua interlocução com o
pensamento decolonial; ponderar sobre questões imbricadas na noção de cuidado
vinculado às práticas restaurativas; analisar o uso das Práticas Restaurativas no
cotidiano educacional a partir dos olhares dos(as) professores(as) que realizaram o
Curso Básico de Iniciação em Práticas Restaurativas oferecido pelo IFFar. De forma
a cumprir esses objetivos, utilizou-se de uma abordagem qualitativa através da revisão
bibliográfica, além das pesquisas documental e aplicação de questionário on-line para
os docentes que realizaram o Curso Básico de Iniciação em Práticas Restaurativas,
no IFFar. A análise de dados foi realizada pelo método da Análise de Conteúdo.
Também está proposto neste estudo uma análise através da perspectiva dos estudos
pós-coloniais e decoloniais, pelo reconhecimento e a valorização das diferenças e
diversidades, uma vez que a perspectiva restaurativa tende a ser uma alternativa
possível para decolonizar o ensino e a docência.
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