A influência do lugar na obra de Álvaro Siza
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Data
2023-10-04Primeiro membro da banca
Sergio Moacir Marques, Sergio Moacir Marques
Segundo membro da banca
Rocha, Ricardo de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A dissertação apresenta uma abordagem crítica e investigativa sobre a relação entre
arquitetura e lugar estabelecida por Álvaro Siza (1933-) em dois museus executados
no século XXI. Desse modo, o objetivo geral consiste em compreender como o lugar
influenciou na definição do partido arquitetônico nos projetos da Fundação Iberê
Camargo (1998-2008), Porto Alegre, Brasil, e o Museu de Arte Contemporânea Nadir
Afonso (2006-16), Chaves, Portugal. Considera-se o lugar como uma questão
fundamental para a definição, caracterização e essência dos projetos supracitados.
Além disso, a motivação para a escolha dos edifícios decorre de sua
excepcionalidade, teor pedagógico arquitetônico e relevância no panorama
museológico. Após o aporte teórico-crítico, utilizou-se o Quaterno Contemporâneo
como metodologia para as análises das características do lugar, do partido
arquitetônico e da tectônica. Ao final, a pesquisa possibilitou a identificação de
decisões morfológicas e compositivas recorrentes, assim como a compreensão sobre
a capacidade de Álvaro Siza de reinterpretar referências, derivadas de suas obras, da
Arquitetura Moderna e do lugar, refletidas de maneiras diversas, como na
implantação, nos percursos, na materialidade ou nos aspectos volumétricos. O
resultado são edifícios que mantém uma relação crítica com o entorno e com sua
própria geometria, evidenciando seu compromisso com a preservação do lugar e as
transformações impostas pela arquitetura. Em ambos os projetos, evidencia-se o
potencial do museu contemporâneo de superar as funções de mero contêiner de arte,
integrando-os às cidades como centros de cultura e lazer.
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