dc.creator | Conto, Vanessa de | |
dc.date.accessioned | 2023-10-20T17:33:49Z | |
dc.date.available | 2023-10-20T17:33:49Z | |
dc.date.issued | 2023-10-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30377 | |
dc.description.abstract | The dissertation presents a critical and investigative approach to the relationship
between architecture and place established by Álvaro Siza (1933-) in two museums
built in the 21st century. Thus, the general objective is to understand how the place
influenced the definition of the architectural approach in the projects of the Fundação
Iberê Camargo (1998-2008), Porto Alegre, Brazil, and the Museu de Arte
Contemporânea Nadir Afonso (2006-16), Chaves, Portugal. The place is considered a
fundamental issue for the definition, characterization and essence of the
aforementioned projects. In addition, the motivation for choosing the buildings stems
from their exceptionality, architectural pedagogical content and relevance in the
museological panorama. After the theoretical-critical contribution, the Contemporary
Quaternary was used as a methodology for the analysis of the characteristics of the
place, the architectural approach and the tectonics. In the end, the research enabled
the identification of recurrent morphological and compositional decisions, as well as
the understanding of Álvaro Siza's ability to reinterpret references, derived from his
works, Modern Architecture and the place, reflected in different ways, such as in the
implantation, in the paths, in the materiality or in the volumetric aspects. The result is
buildings that maintain a critical relationship with the surroundings and with their own
geometry, evidencing their commitment to the preservation of the place and the
transformations imposed by architecture. In both projects, the potential of the
contemporary museum to overcome the function of a mere art container is evident,
integrating them into cities as centers of culture and leisure. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Álvaro Siza | por |
dc.subject | Projeto arquitetônico | por |
dc.subject | Lugar | por |
dc.subject | Museus contemporâneos | por |
dc.subject | Architectural design | eng |
dc.subject | Place | eng |
dc.subject | Contemporary museums | eng |
dc.title | A influência do lugar na obra de Álvaro Siza | por |
dc.title.alternative | The contemporary place of Álvaro Siza | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A dissertação apresenta uma abordagem crítica e investigativa sobre a relação entre
arquitetura e lugar estabelecida por Álvaro Siza (1933-) em dois museus executados
no século XXI. Desse modo, o objetivo geral consiste em compreender como o lugar
influenciou na definição do partido arquitetônico nos projetos da Fundação Iberê
Camargo (1998-2008), Porto Alegre, Brasil, e o Museu de Arte Contemporânea Nadir
Afonso (2006-16), Chaves, Portugal. Considera-se o lugar como uma questão
fundamental para a definição, caracterização e essência dos projetos supracitados.
Além disso, a motivação para a escolha dos edifícios decorre de sua
excepcionalidade, teor pedagógico arquitetônico e relevância no panorama
museológico. Após o aporte teórico-crítico, utilizou-se o Quaterno Contemporâneo
como metodologia para as análises das características do lugar, do partido
arquitetônico e da tectônica. Ao final, a pesquisa possibilitou a identificação de
decisões morfológicas e compositivas recorrentes, assim como a compreensão sobre
a capacidade de Álvaro Siza de reinterpretar referências, derivadas de suas obras, da
Arquitetura Moderna e do lugar, refletidas de maneiras diversas, como na
implantação, nos percursos, na materialidade ou nos aspectos volumétricos. O
resultado são edifícios que mantém uma relação crítica com o entorno e com sua
própria geometria, evidenciando seu compromisso com a preservação do lugar e as
transformações impostas pela arquitetura. Em ambos os projetos, evidencia-se o
potencial do museu contemporâneo de superar as funções de mero contêiner de arte,
integrando-os às cidades como centros de cultura e lazer. | por |
dc.contributor.advisor1 | Souto, Ana Elisa Moraes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3117656328929082 | por |
dc.contributor.referee1 | Sergio Moacir Marques, Sergio Moacir Marques | |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Ricardo de Souza | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3386927697326658 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Arquitetura e Urbanismo | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |