Mostrar registro simples

dc.creatorConto, Vanessa de
dc.date.accessioned2023-10-20T17:33:49Z
dc.date.available2023-10-20T17:33:49Z
dc.date.issued2023-10-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30377
dc.description.abstractThe dissertation presents a critical and investigative approach to the relationship between architecture and place established by Álvaro Siza (1933-) in two museums built in the 21st century. Thus, the general objective is to understand how the place influenced the definition of the architectural approach in the projects of the Fundação Iberê Camargo (1998-2008), Porto Alegre, Brazil, and the Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (2006-16), Chaves, Portugal. The place is considered a fundamental issue for the definition, characterization and essence of the aforementioned projects. In addition, the motivation for choosing the buildings stems from their exceptionality, architectural pedagogical content and relevance in the museological panorama. After the theoretical-critical contribution, the Contemporary Quaternary was used as a methodology for the analysis of the characteristics of the place, the architectural approach and the tectonics. In the end, the research enabled the identification of recurrent morphological and compositional decisions, as well as the understanding of Álvaro Siza's ability to reinterpret references, derived from his works, Modern Architecture and the place, reflected in different ways, such as in the implantation, in the paths, in the materiality or in the volumetric aspects. The result is buildings that maintain a critical relationship with the surroundings and with their own geometry, evidencing their commitment to the preservation of the place and the transformations imposed by architecture. In both projects, the potential of the contemporary museum to overcome the function of a mere art container is evident, integrating them into cities as centers of culture and leisure.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÁlvaro Sizapor
dc.subjectProjeto arquitetônicopor
dc.subjectLugarpor
dc.subjectMuseus contemporâneospor
dc.subjectArchitectural designeng
dc.subjectPlaceeng
dc.subjectContemporary museumseng
dc.titleA influência do lugar na obra de Álvaro Sizapor
dc.title.alternativeThe contemporary place of Álvaro Sizaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA dissertação apresenta uma abordagem crítica e investigativa sobre a relação entre arquitetura e lugar estabelecida por Álvaro Siza (1933-) em dois museus executados no século XXI. Desse modo, o objetivo geral consiste em compreender como o lugar influenciou na definição do partido arquitetônico nos projetos da Fundação Iberê Camargo (1998-2008), Porto Alegre, Brasil, e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (2006-16), Chaves, Portugal. Considera-se o lugar como uma questão fundamental para a definição, caracterização e essência dos projetos supracitados. Além disso, a motivação para a escolha dos edifícios decorre de sua excepcionalidade, teor pedagógico arquitetônico e relevância no panorama museológico. Após o aporte teórico-crítico, utilizou-se o Quaterno Contemporâneo como metodologia para as análises das características do lugar, do partido arquitetônico e da tectônica. Ao final, a pesquisa possibilitou a identificação de decisões morfológicas e compositivas recorrentes, assim como a compreensão sobre a capacidade de Álvaro Siza de reinterpretar referências, derivadas de suas obras, da Arquitetura Moderna e do lugar, refletidas de maneiras diversas, como na implantação, nos percursos, na materialidade ou nos aspectos volumétricos. O resultado são edifícios que mantém uma relação crítica com o entorno e com sua própria geometria, evidenciando seu compromisso com a preservação do lugar e as transformações impostas pela arquitetura. Em ambos os projetos, evidencia-se o potencial do museu contemporâneo de superar as funções de mero contêiner de arte, integrando-os às cidades como centros de cultura e lazer.por
dc.contributor.advisor1Souto, Ana Elisa Moraes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117656328929082por
dc.contributor.referee1Sergio Moacir Marques, Sergio Moacir Marques
dc.contributor.referee2Rocha, Ricardo de Souza
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3386927697326658por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International