Processos educativos & capital intelectual: um estudo do papel do arquivista nas instituições
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Data
2010-11-06Autor
Maldaner, Sandra Schinwelski
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O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Especialização Lato-Sensu do Programa de Pós-graduação a Distância Gestão em Arquivos, da Universidade Federal de Santa Maria. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel do arquivista nos processos educativos do capital intelectual nas instituições. As novas demandas sociais, organizacionais, institucionais e tecnológicas, têm exigido dos arquivistas nova postura frente a sua atuação profissional, configurando um mercado de trabalho mais exigente. A essa situação acrescenta-se o surgimento e a adoção do conceito de ativos informacionais e o valor da informação para as instituições passa a constituir-se num diferencial. Nesse contexto, o desenvolvimento científico e prático de um profissional está intimamente ligado ao conhecimento, marcado pela diversidade e multiplicidade de informações e de saberes, que constituem a formação do sujeito, por meio das teorias, ciências e práticas. A pesquisa apresentada foi de caráter descritivo, baseada numa abordagem qualitativa. Os questionários foram aplicados com os alunos do Curso de Pós-Graduação a Distância Gestão em Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria. Através da análise, infere-se que o papel do arquivista nas instituições está assumindo novas demandas e a sua inclusão nos processos institucionais vem abrindo novos campos de atuação. Ao concluir, evidencia-se, que mesmo executando as funções tradicionais conforme suas atribuições, um novo elo está surgindo e sendo enraizado entre a instituição e o arquivista: o do conhecimento e da informação.
Coleções
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
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