dc.contributor.advisor | Castanho, Denise Molon | |
dc.creator | Maldaner, Sandra Schinwelski | |
dc.date.accessioned | 2017-06-29T14:46:36Z | |
dc.date.available | 2017-06-29T14:46:36Z | |
dc.date.issued | 2010-11-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3038 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present work was developed during the broad-sensu course of specialization in the After-graduation Program in distance Management in Archives, of Santa Maria Federal University.This research was developed with the objective of investigating the archivist´s purpose in the educative processes of the intellectual capital in the institutions. The new social demands, organizational, institucional and technological have demanded of the archivists new position front its professional performance, configuring a market of more demanding work.To this situation one adds the sprouting and the adoption of the concept of informational assets and the value of the information for the institutions.In this context, the scientific and practical development of a professional is closely on to the knowledge, marked for the diversity and multiplicity of information and to know that they constitute the formation of the citizen, by means of the practical sciences theories. The presented research was of descriptiving character, based in a qualitative boarding.The questionnaires had been applied with the pupils of Course of after-graduation long-distance Management in Archives of Santa Maria Federal University. Through the analysis, it is inferred that the purpose of the Archivist in the institutions is assuming new demands and its inclusion in the institucional processes comes opening new fields of performance. When concluding, stands, having been possible to evidence that exactly executing the traditional functions as its attributions, a new link is appearing and being taken root between the institution and the Archivist: of the knowledge and the information. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Informação | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Instituições | por |
dc.subject | Arquivista | por |
dc.title | Processos educativos & capital intelectual: um estudo do papel do arquivista nas instituições | por |
dc.title.alternative | Educative processes & intellectual capital: a study of archivist‟s purpose in the institutions | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Especialização Lato-Sensu do Programa de Pós-graduação a Distância Gestão em Arquivos, da Universidade Federal de Santa Maria. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel do arquivista nos processos educativos do capital intelectual nas instituições. As novas demandas sociais, organizacionais, institucionais e tecnológicas, têm exigido dos arquivistas nova postura frente a sua atuação profissional, configurando um mercado de trabalho mais exigente. A essa situação acrescenta-se o surgimento e a adoção do conceito de ativos informacionais e o valor da informação para as instituições passa a constituir-se num diferencial. Nesse contexto, o desenvolvimento científico e prático de um profissional está intimamente ligado ao conhecimento, marcado pela diversidade e multiplicidade de informações e de saberes, que constituem a formação do sujeito, por meio das teorias, ciências e práticas. A pesquisa apresentada foi de caráter descritivo, baseada numa abordagem qualitativa. Os questionários foram aplicados com os alunos do Curso de Pós-Graduação a Distância Gestão em Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria. Através da análise, infere-se que o papel do arquivista nas instituições está assumindo novas demandas e a sua inclusão nos processos institucionais vem abrindo novos campos de atuação. Ao concluir, evidencia-se, que mesmo executando as funções tradicionais conforme suas atribuições, um novo elo está surgindo e sendo enraizado entre a instituição e o arquivista: o do conhecimento e da informação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |