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dc.creatorSouto, Symon Sales
dc.date.accessioned2023-10-30T19:22:28Z
dc.date.available2023-10-30T19:22:28Z
dc.date.issued2023-08-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30410
dc.description.abstractThe aim of our thesis is to present an onto-phenomenology of birth based on Michel Henry's thought, which will be developed from two moments. In the first instance, we propose to approach the correlated relationship between Life and the living based on Michel Henry's final writings in an attempt to understand what the human is in this abyssal correlation. Our concern goes back to the original impression of being in the materiality of its self-impression. Our question aims to understand how the paradox between singularisation and totalisation can be dissolved through a radical re-reading of Being and its way of revealing itself immanently. Thus, our thesis deals with the place and role of human reality in the question of Being's unveiling of itself. To this end, in a second moment, we must recognise that our author's final trilogy should not be read as a nolens volens theology, but as a continuation of his own preliminary phenomenological considerations, since les derniers oeuvres presents us with the ontological, structural and fundamental determination of the original essence of living, that is, the only way for Life to become life. In this sense, we will see that our author's phenomenology, in opposing monism, presents us a new theory about the human condition, not through a genealogy of the world, but through a genealogy of Life. For this purpose, we will map the contours and essential elements of this meaning from C’est moi la vérité: pour une philosophie du christianisme (1996), Incarnation (2000) and Paroles du Christ 2002).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRadicalização fenomenológicapor
dc.subjectGênese ontológica da subjetividadepor
dc.subjectNascimentopor
dc.subjectComeçopor
dc.subjectFenomenologia materialpor
dc.subjectPhenomenological radicalizationeng
dc.subjectOntological genesis of subjectivityeng
dc.subjectBirtheng
dc.subjectBeginningeng
dc.subjectMaterial phenomenologyeng
dc.titleOnto-fenomenologia do nascimento: questões sobre a gênese da subjetividadepor
dc.title.alternativeOnto-phenomenology of birth: questions about the genesis of subjectivityeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO objetivo de nossa tese é apresentar uma onto-fenomenologia do nascimento a partir do pensamento de Michel Henry, que será desenvolvida a partir de dois momentos. No primeiro momento, propomos abordar a relação correlata entre Vida e vivente a partir dos escritos finais de Michel Henry na tentativa de compreender o que é o humano nessa correlação abissal. Nossa inquietação remonta a impressão originária do ser na materialidade de sua auto impressão. Nossa questão visa compreender como o paradoxo existente entre singularização e totalização pode ser dissolvido a partir de uma releitura radical do Ser e seu modo de revelar-se imanente. Assim sendo, nossa tese trata do lugar e do papel da realidade humana na questão do desvelarse de si do Ser. Para tanto, em um segundo momento, devemos reconhecer que a trilogia final de nosso autor não deve ser lida enquanto teologia nolens volens, mas uma continuidade de suas próprias considerações fenomenológicas preliminares, uma vez que, les derniers oeuvres apresenta-nos a determinação ontológica, estrutural e fundamental da essência originária do viver, isto é, o único meio da Vida se fazer vida. Nesse sentido, veremos que a fenomenologia de nosso autor, ao se opor ao monismo, nos apresenta uma nova teoria sobre a da condição humana, não por uma genealogia do mundo, mas por uma genealogia da Vida. Com esse propósito, mapearemos os contornos e elementos essenciais dessa significação a partir de C’est moi la vérité: pour une philosophie du christianisme (1996), Incarnation (2000) e Paroles du Christ 2002).por
dc.contributor.advisor1Grzibowski, Silvestre
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586514798766408por
dc.contributor.referee1Rossatto, Noeli Dutra
dc.contributor.referee2Fabri, Marcelo
dc.contributor.referee3Castro, Gillianno José Mazzetto de
dc.contributor.referee4Saldanha, Marcelo Ramos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253162925188401por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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