dc.creator | Souto, Symon Sales | |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T19:22:28Z | |
dc.date.available | 2023-10-30T19:22:28Z | |
dc.date.issued | 2023-08-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30410 | |
dc.description.abstract | The aim of our thesis is to present an onto-phenomenology of birth based on Michel Henry's
thought, which will be developed from two moments. In the first instance, we propose to
approach the correlated relationship between Life and the living based on Michel Henry's final
writings in an attempt to understand what the human is in this abyssal correlation. Our concern
goes back to the original impression of being in the materiality of its self-impression. Our question
aims to understand how the paradox between singularisation and totalisation can be dissolved
through a radical re-reading of Being and its way of revealing itself immanently. Thus, our thesis
deals with the place and role of human reality in the question of Being's unveiling of itself. To this
end, in a second moment, we must recognise that our author's final trilogy should not be read as a
nolens volens theology, but as a continuation of his own preliminary phenomenological
considerations, since les derniers oeuvres presents us with the ontological, structural and
fundamental determination of the original essence of living, that is, the only way for Life to become
life. In this sense, we will see that our author's phenomenology, in opposing monism, presents us a
new theory about the human condition, not through a genealogy of the world, but through a
genealogy of Life. For this purpose, we will map the contours and essential elements of this
meaning from C’est moi la vérité: pour une philosophie du christianisme (1996), Incarnation
(2000) and Paroles du Christ 2002). | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Radicalização fenomenológica | por |
dc.subject | Gênese ontológica da subjetividade | por |
dc.subject | Nascimento | por |
dc.subject | Começo | por |
dc.subject | Fenomenologia material | por |
dc.subject | Phenomenological radicalization | eng |
dc.subject | Ontological genesis of subjectivity | eng |
dc.subject | Birth | eng |
dc.subject | Beginning | eng |
dc.subject | Material phenomenology | eng |
dc.title | Onto-fenomenologia do nascimento: questões sobre a gênese da subjetividade | por |
dc.title.alternative | Onto-phenomenology of birth: questions about the genesis of subjectivity | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O objetivo de nossa tese é apresentar uma onto-fenomenologia do nascimento a partir do
pensamento de Michel Henry, que será desenvolvida a partir de dois momentos. No primeiro
momento, propomos abordar a relação correlata entre Vida e vivente a partir dos escritos finais
de Michel Henry na tentativa de compreender o que é o humano nessa correlação abissal. Nossa
inquietação remonta a impressão originária do ser na materialidade de sua auto impressão.
Nossa questão visa compreender como o paradoxo existente entre singularização e totalização
pode ser dissolvido a partir de uma releitura radical do Ser e seu modo de revelar-se imanente.
Assim sendo, nossa tese trata do lugar e do papel da realidade humana na questão do desvelarse de si do Ser. Para tanto, em um segundo momento, devemos reconhecer que a trilogia final
de nosso autor não deve ser lida enquanto teologia nolens volens, mas uma continuidade de
suas próprias considerações fenomenológicas preliminares, uma vez que, les derniers oeuvres
apresenta-nos a determinação ontológica, estrutural e fundamental da essência originária do
viver, isto é, o único meio da Vida se fazer vida. Nesse sentido, veremos que a fenomenologia
de nosso autor, ao se opor ao monismo, nos apresenta uma nova teoria sobre a da condição
humana, não por uma genealogia do mundo, mas por uma genealogia da Vida. Com esse
propósito, mapearemos os contornos e elementos essenciais dessa significação a partir de C’est
moi la vérité: pour une philosophie du christianisme (1996), Incarnation (2000) e Paroles du
Christ 2002). | por |
dc.contributor.advisor1 | Grzibowski, Silvestre | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6586514798766408 | por |
dc.contributor.referee1 | Rossatto, Noeli Dutra | |
dc.contributor.referee2 | Fabri, Marcelo | |
dc.contributor.referee3 | Castro, Gillianno José Mazzetto de | |
dc.contributor.referee4 | Saldanha, Marcelo Ramos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253162925188401 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |