A teoria das situações didáticas e o jogo da onça como opção estratégica de ensino
View/ Open
Date
2023-08-11Primeiro membro da banca
Magnago, Karine Faverzani
Segundo membro da banca
Maggio, Deise Pedroso
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho apresenta uma abordagem contextualizada para a Análise Combinatória,
tendo como objetivo desenvolver o raciocínio lógico matemático, a criatividade, a criticidade e a intuição matemática, habilidades essenciais para a formação dos estudantes.
Portanto, recorremos ao uso de atividades lúdicas em sala de aula e à resolução de problemas. Utilizamos o Jogo da Onça, de origem indígena, desconhecido para muitos, mas
com riqueza histórica, cultural e matemática. As regras do jogo, o tabuleiro e as peças serviram de inspiração na elaboração de uma lista com 67 problemas, sendo que estes tem
como objetivo analisar as formas de movimento e captura das peças resolvendo questões
de análise combinatória e lógica matemática. Os problemas elaborados fazem parte de
uma situação didática, desenvolvida a partir da teoria de Guy Brousseau e realizada em
uma escola da rede pública. Assim concluímos que é possível discutir e estudar questões
referentes à cultura indígena nas aulas, atendendo à Lei no 11.645/2008, e ensinar matemática a partir da resolução de problemas interessantes, desafiadores e significativos.
Collections
The following license files are associated with this item: