dc.contributor.advisor | Kaminski, Silvana Tabarelli | |
dc.creator | Machado, Ana Lúcia | |
dc.date.accessioned | 2017-07-03T13:21:34Z | |
dc.date.available | 2017-07-03T13:21:34Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3041 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The educational management is a complex and extensive, involving the areas of macro
and micro educational process, ie from the upper echelons of decision by the school itself,
executing the process. Its function is to seek ways to maintain the level of social importance
of the educational process. But with the worldwide changes that have occurred for about 30
years and its effects on society in general, the function of education management becomes
even more complex, because the school has to deal with a new student, without being
prepared for it. The new student is created within the new social conditions and attracted by
the advantages of access to a wealth of information, which he can easily purchase and your
mood. Therefore, a point which needs to be updated in the educational process is the
curriculum, which some time ago no longer meets the demands. The objective of this work is
to verify difficulties related to the curriculum of elementary school, faced in educational
administration in contemporary times. The work was done through a literature serch. The
methodological approach used was a literature search was to support authors like Heloisa
Lück, Nereide Saviani, Carlos Cipriano, Luckesi and athers. At the end it was concluided that:
In contemporaneity, one of the youth and produce results is to integrate the disciplines affairs,
wrking them in an interdisciplinary and updated, seeks to awaken the student to new
challenges considering regional specificities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Contemporaneidade | por |
dc.title | Gestão educacional: dificuldades de elaboração curricular para o ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Management and educational difficulties in the elementary school curriculum | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A gestão educacional é um processo complexo e amplo, envolvendo as áreas macro e
micro do processo educativo, ou seja, desde os altos escalões de decisão até a própria escola,
executora do processo. Sua função é buscar meios para manter o patamar de importância
social do processo educativo. Porém, com as transformações mundiais que vêm ocorrendo há
cerca de 30 anos e seus efeitos sobre a sociedade em geral, a função da gestão educacional
fica ainda mais complexa, pois a escola tem de lidar com um novo aluno, sem estar preparada
para isso. O novo aluno é criado dentro das novas condições sociais e atraído pelas vantagens
de acesso a um grande volume de informações, as quais ele pode adquirir facilmente e a seu
modo. Portanto, um dos pontos que precisa ser atualizado no processo educativo é o currículo,
que há algum tempo não atende mais as demandas. O objetivo deste trabalho é verificar
dificuldades referentes ao currículo do Ensino Fundamental, enfrentadas na gestão
educacional na contemporaneidade. O recurso metodológico utilizado foi o de uma pesquisa
bibliográfica, que teve como respaldo autores como Heloísa Lück, Nereide Saviani, Carlos
Cipriano, Luckesi e outros. Ao final conclui-se que: Na contemporaneidade, uma das formas
de se construir um currículo que possa atender as demandas da juventude e produzir
resultados é integrar os assuntos as disciplinas, trabalhando-as de forma interdisciplinar e
atualizada, objetivando despertar o educando a novos desafios, considerando as
especificidades regionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |