Nasce uma estrela no Pampa Gaúcho: a crítica cinematográfica na Revista do Globo entre os anos de 1929 até 1950
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Fecha
2023-05-19Primeiro membro da banca
Käfer, Natacha Klein
Segundo membro da banca
Mattos, Renan Santos
Terceiro membro da banca
Weber, Beatriz Teixeira
Quarto membro da banca
Ribeiro, Marcelo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese tem o objetivo de apresentar uma discussão acerca do cinema na Revista do Globo
entre os anos de 1929 até 1950. Nascida na cidade de Porto Alegre e tendo seu primeiro número
publicado no ano de 1929, este periódico circulou até 1967, quando encerrou suas atividades.
Dono de uma visualidade moderna e que dialogava com o contexto urbano onde estava inserida,
ela representou/apresentou não somente a sociedade urbana da capital gaúcha, mas também de
diversas outras cidades do interior do Rio Grande do Sul. Nos seus mais diversos números e na
sua existência assuntos relacionados ao contexto local, nacional e internacional circularam por
suas páginas. Um destes assuntos abordados nas páginas da Revista do Globo foi o cinema. De
muitas formas ele ocupou um espaço que se no início era pequeno, com o passar dos anos foi
ganhando um destaque importante. Tendo a sua própria seção dentro da estrutura do periódico.
A partir da importância do cinema como representação do real, como modo de apresentação
dos costumes sociais e da reprodução de contextos culturais. Nesse contexto, esta tese teve
como objetivo analisar a seção de cinema da Revista do Globo sob a perspectiva histórica,
examinando a reprodução de diversos aspectos do universo cinematográfico. O objetivo geral
da tese, analisar com a perspectiva do historiador a maneira como o tema do cinema foi
reproduzido nas páginas da Revista do Globo foi o grande elemento norteador da pesquisa. Um
dos objetivos específicos consistia em acrescentar informações e contribuir para uma ampliação
da historiografia do cinema no Rio Grande do Sul e também de certa forma no Brasil. Através
de personagens que escreveram para a revista. Estes personagens fizeram parte da história não
somente do periódico, mas também das artes do Rio Grande do Sul, contribuindo assim para
que uma espécie de grupo de intelectuais se formasse e se fortalecesse através das práticas
sociais e culturais que mantinham para além das páginas que escreviam sobre o cinema. Por
fim se tentou apresentar estes intelectuais que escreviam para a revista e que contribuíram para
o surgimento de uma crítica especializada. Se no início eram encarados por si mesmos como
cronistas, ao final de um certo período já se consideravam críticos de cinema e suas
contribuições transcenderam as páginas que escreviam e criaram espaço para o surgimento de
grupos de estudos e o Clube de Cinema de Porto Alegre. Contribuir para a ampliação da
biografia pessoal destas pessoas também fez parte da pesquisa. Espera-se a partir desta tese que
possam surgir elementos para uma ampliação e consolidação da historiografia do cinema no
Rio Grande do Sul.
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