O perfil dos estudantes das escolas gaúchas frente ao conceito de sustentabilidade: uma análise a partir do interesse e o posicionamento ambiental
Fecha
2023-08-28Primeiro coorientador
Amestoy, Micheli Bordoli
Primeiro membro da banca
Coutinho, Cadidja
Segundo membro da banca
Franzolin, Fernanda
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A temática ambiental no Brasil, é reconhecida por sua diversidade conceitual amplamente
discutida por estudiosos da área, suas variações são recorrentes na sociedade e denotam fusão
de termos utilizados para promover o meio ambiente. Na atualidade, a Educação Ambiental
está perdendo espaço nos veículos de informação, documentos educacionais e projetos
internacionais, abrindo espaço ao termo sustentabilidade. Por sua relevância global, a
sustentabilidade e os problemas ambientais geraram pesquisas sobre as percepções dos
discentes do mundo inteiro, dentre elas um projeto chamado ROSE “Relevância da Educação
em Ciências”, se destaca ao abordar temáticas importantes sobre Ciência e Tecnologia (C&T).
O ROSE é um instrumento internacional que visa investigar os interesses, opiniões, atitudes,
valores, planejamentos futuros, dando voz aos estudantes. Os dados mais recentes do ROSE no
Brasil revelam que os estudantes brasileiros apresentam relação positiva com o meio ambiente,
demonstram interesse por problemas ambientais e reconhecem suas práticas insustentáveis. À
luz desse referencial, destaca-se o problema de pesquisa deste trabalho, no seguinte
questionamento: Como jovens de diferentes regiões do Rio Grande do Sul expressam suas
percepções ambientais sobre sustentabilidade e desafios ambientais? Logo, o objetivo geral
desta pesquisa se constitui em: traçar as percepções de estudantes de uma amostra
representativa das escolas do Rio Grande do Sul sobre sustentabilidade e desafios ambientais
presentes nas respostas ao questionário ROSES-RS 2022. Os pressupostos metodológicos se
caracterizam por sua natureza quantitativa e qualitativa, contemplando análises teóricas com
base no referencial escolhido e análises estatísticas dos dados. A pesquisa bibliográfica
desenvolvida é um procedimento de construção de referenciamento teórico para justificar o
trabalho e situá-lo no estado da arte, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD) e resultou em uma amostra de 16 trabalhos, da qual emergiram três
categorias: I) Abordagens da temática ambiental; II) Estratégias de ensino presentes nas práticas
ambientais; e III) Investigação dos temas de maior interesse. Dentre os temas de maior interesse
dos estudantes, se destacam aspectos socioambientais e ecológicos atrelados aos conhecimentos
dispostos nos documentos curriculares e recursos midiáticos. Já, os resultados do questionário
ROSES-RS, aplicados em 1892 estudantes de escolas estaduais representantes de cada
Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede) pertencentes aos nove Regiões Funcionais
(RFs), permitem inferir que de acordo com as percepções do alunado, os participantes sinalizam
que a sociedade precisa desenvolver maior interesse e se preocupar mais com a proteção do
ambiente, além disso, se manifestam positivamente quanto ao futuro do planeta, concordando
que cada indivíduo ainda pode contribuir para proteger a Terra. Os estudantes, em sua maioria
afirmam conhecer o conceito de sustentabilidade em todas as RFs do Estado, outrossim, reconhecem que um dos maiores poluidores do meio ambiente seja a indústria, e acreditam que
a agricultura e a pecuária não tenham o mesmo impacto ambiental, o que caracteriza um
posicionamento em todas as RFs, desenhando um perfil estadual.
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