A inovação disruptiva no segmento de pré-vestibular e os seus impactos nos modelos de negócios e capacidades dinâmicas
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Data
2023-04-19Primeiro membro da banca
Bobsin, Debora
Segundo membro da banca
Oliveira, Marta Olivia Rovedder de
Terceiro membro da banca
Dias, Valéria da Veiga
Quarto membro da banca
Visentini, Monize Sâmara
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A história empresarial é pródiga em exemplos de organizações que sucumbiram ou foram catapultadas por inovações proporcionadas pela tecnologia. Por muito tempo, o mercado educacional pareceu-nos imune aos avanços protagonizados por outros setores da economia. O acesso a um pré-vestibular de qualidade foi, durante muito tempo, um privilégio destinado àqueles vindos das classes sociais mais elevadas. O advento dos cursos online, a partir da década de 2010, representou o surgimento de uma inovação disruptiva que transformou a dinâmica concorrencial do setor, possibilitando a preparação acadêmica de milhares de jovens estudantes e impôs novos desafios e oportunidades para as empresas que atuam nesse mercado. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi analisar de que forma estão configurados os modelos de negócios e as capacidades dinâmicas em um setor impactado por uma inovação disruptiva. Para tanto, adotou-se o estudo de caso, cujas técnicas de coleta de dados consistiram numa revisão da literatura internacional, observação e uma entrevista estruturada com os responsáveis das empresas selecionadas, com o propósito de identificar as estratégias adotadas para cada um dos nove componentes que compõem o modelo de negócios e as 12 variáveis que constituem as capacidades dinâmicas desenvolvidas. Dentre os resultados obtidos, observa-se diferenças e similitudes relevantes nos modelos de negócios dos cursos que atuam nas modalidades presencial e online, assim como, nas capacidades dinâmicas produzidas por cada uma das empresas que participaram do estudo. Destaque-se, entre outras coisas, a constatação de que as plataformas digitais permitiram o acesso ao serviço de pré-vestibular de qualidade para milhares de estudantes, especialmente por conta dos baixos valores praticados em comparação aos seus pares presenciais. Em função das suas características únicas, aprimoradas com o passar do tempo, conforme preconiza a teoria da inovação disruptiva, percebe-se que os cursos online atraem, cada vez mais, alunos dos mais diferentes perfis. Por outro lado, verifica-se, como diferencial para os cursos presenciais, a importância do contato pessoal e a dinâmica social representada pela interação entre os estudantes e demais atores desse meio acadêmico. Por conta do volume de informações decorrente das interações entre a base de clientes e a plataforma, os cursos online têm a possibilidade de oferecer serviços complementares aos estudantes. Também merece destaque a importância que a profissão de medicina passou a ter para os cursos que atuam no segmento de pré-vestibular. Percebe-se, entre as empresas pesquisadas, que não há, entre elas, um ponto de convergência para o componente recursos principais. Cada uma delas apontou valências diferentes que justificam o sucesso do curso. No que tange a utilização de parceiros externos para o desenvolvimento de inovação, constata-se que há uma predileção por fazer a internalização das principais atividades do negócio, sob a justificativa de dar autonomia e agilidade à empresa. Observou-se, também, que a pandemia de COVID-19 ajudou a desmistificar a qualidade dos cursos oferecidos na modalidade digital, o que, por sua vez, criou a oportunidade para que os cursos presenciais, igualmente, passassem a oferecer turmas no formato online. Por fim, vale destacar que as empresas apresentam um processo decisório que estimula os colaboradores a participarem das discussões que envolvem o trabalho, apresentam bons níveis de governança para o setor pesquisado e demonstram uma cultura de valorização do conhecimento.
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