Educação não sexista: uma abordagem (auto)biográfica de um professor feminista
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Data
2023-09-01Autor
Nascimento, Valmer dos Santos
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Este artigo integra a finalização da etapa da Especialização em Estudos de Gênero.
Apoio-me na abordagem (auto)biográfica para tecer reflexões acerca da educação
não sexista. Dessa forma, apresento alguns episódios de minha história em diálogo
com as experiências vividas na sala de aula, com crianças dos Anos Iniciais e da
Educação Infantil, por compreender que as narrativas de vida são um potencial junto
com os Estudos de Gênero nessa construção da igualdade de direitos. A partir da
pergunta “De que maneira a não formação continuada, o não diálogo, a não reflexão
sobre os estudos de gêneros, por parte dos docentes pode ou não afetar o trabalho
pedagógico e os processos (auto) (trans) formativos na Educação Básica?” que me
inquietou durante a Especialização, estabeleço relação com a abordagem
(auto)biográfica para aprofundar as reflexões de no campo da educação,
especificamente na escola. Para a escrita desse artigo, apoio-me em Guacira Lopes
Louro (1995, 1997, 1998, 2000 e 2008), Joan Scott (1989), Linda Nicholson (2000),
Christine Delory-Momberger (2014), Edgar Morin (2000) e Paulo Freire (1992, 1996,
1997 e 2003), para realizar as reflexões de Gênero e Educação. Como resultados
constatei que, a partir da minha experiência pessoal e profissional, é possível
desenvolver práticas não sexistas que visem a equidade de gênero, ressaltando a
importância das escolas enquanto espaço de libertação, pois é um espaço para que
crianças se institucionalizam enquanto pessoas.
Coleções
- Estudos de Gênero [46]
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