Reminiscências de vida e formação: um estudo (auto)biográfico com mulheres feministas
Visualizar/ Abrir
Data
2023-09-15Autor
Vasconcellos, Renata Nasinhaka Tex de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho trata-se de um estudo de natureza qualitativa sob o esteio da pesquisa (auto)biográfica com mulheres feministas que se dedicam aos estudos de gênero no Grupo de estudos feministas – ELAS da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A produção dos dados contou com o suporte de diferentes instrumentos: questionário, carta escrita e roda de conversa para contemplar a narrativa de histórias, memórias e trajetórias de vida e formação. O material elaborado passou pela análise compreensiva-interpretativa composta pela política de sentido (SOUZA, 2014), viabilizando o estudo da relação entre as narrativas e a singularidade das histórias no processo de (trans)(auto)formação. O objetivo da pesquisa foi perceber como os estudos de gênero promovem um “novo” olhar de mundo, por meio de uma formação humana com consciência crítica, emancipatória e libertadora. Sendo o movimento feminista um movimento político-social que denuncia e luta contra os sistemas de opressão – capitalismo, racismo, patriarcado e colonialismo – considera-se que a formação, dentro deste contexto, seja capaz de potencializar uma visão crítica e a busca ativa por uma sociedade baseada na equidade de gênero, com garantida de direitos e culturalmente diversa. Assim sendo, é possível vislumbrar os processos (trans)formadores a partir de experiências significativas como um recurso capaz de promover um bem viver coletivo que valorize as subjetividades, reconheça as singularidades identitárias e possa imaginar outros mundos.
Coleções
- Estudos de Gênero [46]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: