dc.contributor.advisor | Paixão, Márcia Eliane Leindcker da | |
dc.creator | Vasconcellos, Renata Nasinhaka Tex de | |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T11:24:23Z | |
dc.date.available | 2023-11-10T11:24:23Z | |
dc.date.issued | 2023-09-15 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30474 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The present work is a qualitative study based on (auto)biographical research with
feminist women who dedicate themselves to gender studies in the – ELAS
feminist study group at the Federal University of Santa Maria (UFSM). Data
production was supported by different instruments: questionnaire, written letter,
and conversation circle to contemplate the narrative of stories, memories, life
trajectories, and education. The material prepared underwent a comprehensiveinterpretative analysis composed of the politics of meaning (SOUZA, 2014),
enabling the study of the relationship between narratives and the singularity of
stories in the process of (trans)(self)formation. The objective of the research was
to understand how gender studies promote a “new” view of the world, through
human formation with critical, emancipatory, and liberating consciousness. As the
feminist movement is a political-social one that denounces and fights against
systems of oppression - capitalism, racism, patriarchy, and colonialism - it is
considered that education, within this context, can enhance a critical vision and
an active search for a society based on gender equality with guaranteed rights
and culturally diverse. Therefore, it is possible to envision (trans)formative
processes based on significant experiences as a resource capable of promoting
collective good living, which values subjectivities, recognizes identity singularities
and can imagine other worlds. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Feminismos | por |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.subject | Pesquisa (auto)biográfica | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Histórias de vida | por |
dc.subject | Feminisms | eng |
dc.subject | Women | eng |
dc.subject | (auto)Biographical research | por |
dc.subject | Narrative | eng |
dc.subject | Life stories | eng |
dc.title | Reminiscências de vida e formação: um estudo (auto)biográfico com mulheres feministas | por |
dc.title.alternative | Reminiscencies of life and education: a (auto)biographic study with feminist women | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estudos de Gênero | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de um estudo de natureza qualitativa sob o esteio da pesquisa (auto)biográfica com mulheres feministas que se dedicam aos estudos de gênero no Grupo de estudos feministas – ELAS da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A produção dos dados contou com o suporte de diferentes instrumentos: questionário, carta escrita e roda de conversa para contemplar a narrativa de histórias, memórias e trajetórias de vida e formação. O material elaborado passou pela análise compreensiva-interpretativa composta pela política de sentido (SOUZA, 2014), viabilizando o estudo da relação entre as narrativas e a singularidade das histórias no processo de (trans)(auto)formação. O objetivo da pesquisa foi perceber como os estudos de gênero promovem um “novo” olhar de mundo, por meio de uma formação humana com consciência crítica, emancipatória e libertadora. Sendo o movimento feminista um movimento político-social que denuncia e luta contra os sistemas de opressão – capitalismo, racismo, patriarcado e colonialismo – considera-se que a formação, dentro deste contexto, seja capaz de potencializar uma visão crítica e a busca ativa por uma sociedade baseada na equidade de gênero, com garantida de direitos e culturalmente diversa. Assim sendo, é possível vislumbrar os processos (trans)formadores a partir de experiências significativas como um recurso capaz de promover um bem viver coletivo que valorize as subjetividades, reconheça as singularidades identitárias e possa imaginar outros mundos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |