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dc.contributor.advisorPaixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.creatorVasconcellos, Renata Nasinhaka Tex de
dc.date.accessioned2023-11-10T11:24:23Z
dc.date.available2023-11-10T11:24:23Z
dc.date.issued2023-09-15
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30474
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present work is a qualitative study based on (auto)biographical research with feminist women who dedicate themselves to gender studies in the – ELAS feminist study group at the Federal University of Santa Maria (UFSM). Data production was supported by different instruments: questionnaire, written letter, and conversation circle to contemplate the narrative of stories, memories, life trajectories, and education. The material prepared underwent a comprehensiveinterpretative analysis composed of the politics of meaning (SOUZA, 2014), enabling the study of the relationship between narratives and the singularity of stories in the process of (trans)(self)formation. The objective of the research was to understand how gender studies promote a “new” view of the world, through human formation with critical, emancipatory, and liberating consciousness. As the feminist movement is a political-social one that denounces and fights against systems of oppression - capitalism, racism, patriarchy, and colonialism - it is considered that education, within this context, can enhance a critical vision and an active search for a society based on gender equality with guaranteed rights and culturally diverse. Therefore, it is possible to envision (trans)formative processes based on significant experiences as a resource capable of promoting collective good living, which values subjectivities, recognizes identity singularities and can imagine other worlds.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFeminismospor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectPesquisa (auto)biográficapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectHistórias de vidapor
dc.subjectFeminismseng
dc.subjectWomeneng
dc.subject(auto)Biographical researchpor
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectLife storieseng
dc.titleReminiscências de vida e formação: um estudo (auto)biográfico com mulheres feministaspor
dc.title.alternativeReminiscencies of life and education: a (auto)biographic study with feminist womeneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstudos de Gêneropor
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um estudo de natureza qualitativa sob o esteio da pesquisa (auto)biográfica com mulheres feministas que se dedicam aos estudos de gênero no Grupo de estudos feministas – ELAS da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A produção dos dados contou com o suporte de diferentes instrumentos: questionário, carta escrita e roda de conversa para contemplar a narrativa de histórias, memórias e trajetórias de vida e formação. O material elaborado passou pela análise compreensiva-interpretativa composta pela política de sentido (SOUZA, 2014), viabilizando o estudo da relação entre as narrativas e a singularidade das histórias no processo de (trans)(auto)formação. O objetivo da pesquisa foi perceber como os estudos de gênero promovem um “novo” olhar de mundo, por meio de uma formação humana com consciência crítica, emancipatória e libertadora. Sendo o movimento feminista um movimento político-social que denuncia e luta contra os sistemas de opressão – capitalismo, racismo, patriarcado e colonialismo – considera-se que a formação, dentro deste contexto, seja capaz de potencializar uma visão crítica e a busca ativa por uma sociedade baseada na equidade de gênero, com garantida de direitos e culturalmente diversa. Assim sendo, é possível vislumbrar os processos (trans)formadores a partir de experiências significativas como um recurso capaz de promover um bem viver coletivo que valorize as subjetividades, reconheça as singularidades identitárias e possa imaginar outros mundos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Estudos de Gênero [45]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Estudos de Gênero

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