Utilização dos cadernos digitais para o ensino de lógica de programação
Visualizar/ Abrir
Data
2023-09-18Primeiro membro da banca
Maran, Vinícius
Segundo membro da banca
Bernardi, Giliane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são investigadas como formas inovadoras de apoiar o processo de ensino e aprendizagem em escolas, universidades e empresas de programas de formação. Nos cursos de computação a disciplina de Lógica de Programação é um dos requisitos fundamentais. Entretanto, o baixo rendimento dos estudantes na matéria compromete a jornada estudantil, tornando-se uma barreira para sua formação. Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas, especialmente os cadernos digitais, documentos virtuais que permitem incluir conteúdos multimídias e executar códigos escritos simultaneamente, por meio do Jupyter Notebook, têm se destacado como importante tecnologia digital para o campo educacional. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou avaliar como a utilização dos cadernos digitais em Lógica de Programação, mediados por uma sequência didática, podem contribuir nos processos de ensino e aprendizagem para alunos de curso técnico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, possui caráter exploratório. Em relação aos procedimentos técnicos esta investigação enquadra-se como um estudo de caso. Para coleta de dados, são utilizados os métodos de observação, registros em fotos, diário de campo e questionários. A investigação deste estudo aconteceu com alunos do 1º ano do curso Técnico em Redes de Computadores integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus São João dos Patos, por meio de uma oficina prática organizada em quatro momentos, sendo um encontro semanal, com duração de 3h/a, durante três semanas e, por fim, a disponibilização do questionário de avaliação do produto, encaminhado através de e-mail aos participantes da pesquisa. Para o desenvolvimento da oficina prática, foi construído, como produto final, uma sequência didática, utilizando os cadernos digitais no processo de ensino e aprendizagem de estrutura sequencial e estruturas de decisão do componente curricular Lógica de Programação. Com a análise dos resultados, conclui-se que a sequência didática está adequada aos propósitos da pesquisa, a utilização do Jupyter Notebook foi satisfatória no processo educativo e se apresenta como um facilitador importante na promoção do aprendizado dinâmico e interativo, onde a maioria dos alunos concordam que o uso dos cadernos digitais contribuiu para uma aula dinâmica e os motivou a aprender Lógica de Programação.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: