Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Abstract
O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas
pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante
no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A pesquisa
descritiva aborda aspectos relacionados ao Ensino no PROEJA, bem como as
Concepções e Aprendizagem nesse programa de ensino. Através da análise dos
dados obtidos a partir de questionário aplicado aos docente do CTISM possibilitouse
um conhecimento das Concepções dos Professores sobre a Aprendizagem
PROEJA nessa Instituição de Ensino. As respostas dadas às questões abertas
foram analisadas qualitativamente com base no referencial teórico adotado.
Constatou-se que os educadores que participaram da pesquisa estão cientes de
que o processo ensino – aprendizagem requer metodologias que levem a sanar as
dificuldades apresentadas pelos alunos. A pesquisa evidência que os docentes
priorizam o processo de interação e a aprendizagem colaborativa na prática
pedagógica, objetivando construir assim conhecimentos com significado social
através do compartilhamento de saberes da vida e saberes da escola.
The following license files are associated with this item: