dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Medeiros, Zenilton Alves de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-04T15:02:00Z | |
dc.date.available | 2017-07-04T15:02:00Z | |
dc.date.issued | 2012-12-08 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3050 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper describes a management model for public school designed to guide schools
on how to make use of the criteria of excellence in quality management so as to ensure the
achievement of educational goals and strategic improvement of the teaching-learning products
and services benefit of the citizen-user and society in general. Through the model advocated
here, this study seeks to substantiate a quality school management in a democratic
environment, such as a flexible and non-prescriptive assessment and diagnosis to
management, incorporating techniques most innovative and successful management
organizations, strengthening management knowledge and facilitating the understanding of
related content, and play logically, driving themes essential to improving education
management. The methodological procedures were based on several evaluation systems of
quality management, particularly the National Award for Public Management at the Ministry
of Planning, Budget and Management - GESPÚBLICA because it is what most resembles the
objective of the work, all geared to the purpose of strengthen and empower schools for the
future, providing an annual management tool that allows you to diagnose the stage of
development management and planning actions aimed at continuous improvement. This
assessment tool enables any type of school, no matter their size, line of business, or even the
status of their management, assess your management system and its performance. The
theoretical from the National Plan of Education, through the theme writers established quality
management as Professor Vicente Falconi and Edson Pacheco Paladini and others in a direct
interaction with the ideology of a democratic school management, rooted in the works of José
Carlos Libâneo and Heloisa Lück. All grounded in the National Public Management and
Debureaucratization - GESPÚBLICA and its Instrument for Assessing Public Management (IAGP). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Excelência em gestão | por |
dc.subject | Gestão pública | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | Os critérios de excelência são apropiados para fundamentar uma gestão de qualidade na escola pública? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho descreve um modelo de gestão para a escola pública, concebido para
fornecer informações às escolas sobre como usufruir dos critérios de excelência da gestão pela
qualidade de tal forma a assegurar o alcance dos objetivos educacionais estratégicos e a
melhoria do processo ensino-aprendizagem além de uma interação social democrática em
benefício da comunidade escolar e da sociedade em geral. Por meio do modelo aqui
defendido, este estudo busca fundamentar uma gestão escolar de qualidade num ambiente
democrático, como um modelo flexível e não prescritivo para avaliação e diagnóstico de
gestão, incorporando técnicas inovadoras, fortalecendo a gestão democrática do conhecimento
e facilitando o entendimento de conteúdos afins, além de reproduzir de forma lógica, a
condução de temas essenciais para a melhoria da gestão educacional. Os procedimentos
metodológicos foram baseados nas diretrizes do Ministério do Planejamento, Orçamento e
Gestão – (MPOG), por intermédio do Programa Nacional de Gestão Pública e
Desburocratização – (GESPÚBLICA), instituído pelo Decreto nº 5.378/2005 e que tem por
finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados à
sociedade, mediante melhoria contínua da gestão rumo à excelência. Observando os critérios
da gestão democrática estabelecida principalmente nas obras de José Carlos Libâneo e de
Heloisa Lück, e nas diretrizes do MPOG, o objetivo do trabalho é voltar-se ao propósito de
fortalecer e capacitar as escolas para o futuro, disponibilizando anualmente uma ferramenta de
gestão que permite diagnosticar o estágio de desenvolvimento gerencial e planejar ações
visando à melhoria contínua da gestão, a interação e a prática da gestão democrática. Este
instrumento de avaliação possibilita a qualquer tipo de escola, não importando o seu porte,
ramo de atuação, ou mesmo o estágio de sua gestão, avaliar o seu sistema gerencial e seu
desempenho. O referencial teórico vai desde o Plano Nacional da Educação, passando por
escritores consagrados no tema gestão de qualidade como o professor Vicente Falconi e
Edson Pacheco Paladini dentre outros numa interação direta com a ideologia de uma gestão
escolar democrática, fundamentada pelo GESPÚBLICA e seu Instrumento para Avaliação da
Gestão Pública (IAGP). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |