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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorMedeiros, Zenilton Alves de
dc.date.accessioned2017-07-04T15:02:00Z
dc.date.available2017-07-04T15:02:00Z
dc.date.issued2012-12-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3050
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper describes a management model for public school designed to guide schools on how to make use of the criteria of excellence in quality management so as to ensure the achievement of educational goals and strategic improvement of the teaching-learning products and services benefit of the citizen-user and society in general. Through the model advocated here, this study seeks to substantiate a quality school management in a democratic environment, such as a flexible and non-prescriptive assessment and diagnosis to management, incorporating techniques most innovative and successful management organizations, strengthening management knowledge and facilitating the understanding of related content, and play logically, driving themes essential to improving education management. The methodological procedures were based on several evaluation systems of quality management, particularly the National Award for Public Management at the Ministry of Planning, Budget and Management - GESPÚBLICA because it is what most resembles the objective of the work, all geared to the purpose of strengthen and empower schools for the future, providing an annual management tool that allows you to diagnose the stage of development management and planning actions aimed at continuous improvement. This assessment tool enables any type of school, no matter their size, line of business, or even the status of their management, assess your management system and its performance. The theoretical from the National Plan of Education, through the theme writers established quality management as Professor Vicente Falconi and Edson Pacheco Paladini and others in a direct interaction with the ideology of a democratic school management, rooted in the works of José Carlos Libâneo and Heloisa Lück. All grounded in the National Public Management and Debureaucratization - GESPÚBLICA and its Instrument for Assessing Public Management (IAGP).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExcelência em gestãopor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleOs critérios de excelência são apropiados para fundamentar uma gestão de qualidade na escola pública?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho descreve um modelo de gestão para a escola pública, concebido para fornecer informações às escolas sobre como usufruir dos critérios de excelência da gestão pela qualidade de tal forma a assegurar o alcance dos objetivos educacionais estratégicos e a melhoria do processo ensino-aprendizagem além de uma interação social democrática em benefício da comunidade escolar e da sociedade em geral. Por meio do modelo aqui defendido, este estudo busca fundamentar uma gestão escolar de qualidade num ambiente democrático, como um modelo flexível e não prescritivo para avaliação e diagnóstico de gestão, incorporando técnicas inovadoras, fortalecendo a gestão democrática do conhecimento e facilitando o entendimento de conteúdos afins, além de reproduzir de forma lógica, a condução de temas essenciais para a melhoria da gestão educacional. Os procedimentos metodológicos foram baseados nas diretrizes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – (MPOG), por intermédio do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – (GESPÚBLICA), instituído pelo Decreto nº 5.378/2005 e que tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade, mediante melhoria contínua da gestão rumo à excelência. Observando os critérios da gestão democrática estabelecida principalmente nas obras de José Carlos Libâneo e de Heloisa Lück, e nas diretrizes do MPOG, o objetivo do trabalho é voltar-se ao propósito de fortalecer e capacitar as escolas para o futuro, disponibilizando anualmente uma ferramenta de gestão que permite diagnosticar o estágio de desenvolvimento gerencial e planejar ações visando à melhoria contínua da gestão, a interação e a prática da gestão democrática. Este instrumento de avaliação possibilita a qualquer tipo de escola, não importando o seu porte, ramo de atuação, ou mesmo o estágio de sua gestão, avaliar o seu sistema gerencial e seu desempenho. O referencial teórico vai desde o Plano Nacional da Educação, passando por escritores consagrados no tema gestão de qualidade como o professor Vicente Falconi e Edson Pacheco Paladini dentre outros numa interação direta com a ideologia de uma gestão escolar democrática, fundamentada pelo GESPÚBLICA e seu Instrumento para Avaliação da Gestão Pública (IAGP).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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