Comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas a frio com emulsão e cimento portland
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Data
2023-10-19Primeiro membro da banca
Savasini, Kamilla Vasconcelos
Segundo membro da banca
Thives, Liseane Padilha
Terceiro membro da banca
Pereira, Deividi da Silva
Quarto membro da banca
Cervo, Tatiana Cureau
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Devido ao aumento do tráfego rodoviário e da preocupação ambiental, há uma busca
crescente por projetos e materiais sustentáveis. As misturas recicladas a frio, devido à
complexidade mecânica resultante da variabilidade dos materiais fresados e da
diversidade de agentes de estabilização, têm despertado interesse em estudos para uma
compreensão mais aprofundada de seu comportamento mecânico, dada sua promissora
viabilidade. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi avaliar o comportamento de
misturas recicladas a frio compostas por material fresado estabilizado com pó de pedra,
cimento e emulsão usadas como camada de base, compostas por duas fontes de RAP,
uma com CAP 50/70 e outra com AMP 60/85, cimento Portland CP II-F, duas emulsões
RL-1C, convencional e com rejuvenescedor, e pó de pedra. Para o estudo na escala de
ligantes realizou-se a caracterização viscoelástica linear dos ligantes e das pastas
betuminosas. Fez-se ainda a determinação do PG e análise dos resultados dos ensaios
de MSCR e LAS. Na etapa de misturas as amostras foram moldadas e testadas
considerando dois grandes grupos de ensaios, primeiramente foram apresentados os
ensaios índices, usados para dosagem e controle de qualidade, e na sequência os
ensaios para análise do comportamento mecânico das misturas asfálticas recicladas a
frio. No grupo de ensaios índices foram analisados MR, RT e DUI. No grupo de ensaios
de comportamento foram realizados o MD, Fadiga Tração-Compressão, FN e HLWT.
Foram realizadas também a análise mecanística de pavimentos, utilizando os softwares
AEMC e LVECD, simulada com os dados obtidos nos ensaios nível mistura, para melhor
compreensão do comportamento do material e das misturas asfálticas recicladas a frio
dentro da estrutura do pavimento. A diferença nas condições de preparo das amostras
nos diferentes níveis, ligante e mistura, impactou significativamente o comportamento dos
materiais, dificultando a correlação entre os níveis, apresentando-se como uma limitação
do estudo. As misturas recicladas a frio alcançaram valores típicos de misturas asfálticas
a quente no ensaio de MR. No ensaio de RT, todas as misturas atingiram valores
satisfatórios de resistência à tração, adequados para a AASHTO M 352. O ensaio de DUI
mostrou que todas as misturas atenderam aos limites da AASHTO M 352. Este estudo
revela que as misturas apresentam resultados promissores em relação à deformação
permanente e resistência à fadiga. Também sugere que a fadiga é o principal modo de
falha em pavimentos com essas misturas. Torna-se notável que os resultados obtidos no
LVECD estão em consonância com as análises realizadas no AEMC. Conforme
demonstrado pelas simulações, a utilização das misturas recicladas a frio reduz
significativamente a deformação principal de tração na camada de revestimento,
resultando em um melhor desempenho em relação à fadiga e deformação permanente. O
estudo destaca a importância da proteção das camadas recicladas e conclui que as
misturas recicladas a frio podem ser uma opção viável para melhorar o desempenho de
pavimentos, reduzir emissões de gases e promover a sustentabilidade na construção de
rodovias.
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