Tutor´s mediation in online teaching: describing the interaction and the implementation of the multiliteracies pedagogy at the E-3D Course for teens offered by LabEOn
Abstract
O E-3D é um curso básico de Língua Inglesa on-line ofertado pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online(LabEOn), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em colaboração com estudantes e pesquisadores que participam do laboratório. O objetivo deste estudo é analisar as estratégias de ensino usadas pelo tutor ao promover os processos de conhecimento por meio da pedagogia de multiletramentos e interação on-line com vistas a fomentar a participação dos alunos na aula síncrona. Portanto, esta pesquisa de base qualitativa, adota uma metodologia netnográfica com foco na análise da interação on-line. O corpus desta pesquisa é composto por 5 aulas gravadas no ambiente Moodle, as quais foram inicialmente observadas pela pesquisadora-observadora e posteriormente transcritas para análise. O curso E-3D for teens foi oferecido como uma ação de extensão do LabEOn, no segundo semestre de 2022, tendo como público-alvo adolescentes, na faixa etária de 12 a 14 anos, provenientes de escola pública de Santa Maria-RS. Na análise descrevemos como os conteúdos foram abordados e conduzidos pela tutora e como os estudantes interagiram entre eles e com a tutora, buscando investigar de que modo os processos de conhecimento propostos na pedagogia de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; 2015) foram implementados nas aulas, já que esses são os pressupostos basilares do curso. Resultados indicam que as aulas ainda focalizam a aplicação de abordagem didática, evidenciada por momentos em que há uma tentativa de interlocução com os alunos por meio da elaboração de questionamentos e na busca por interação ao mobilizar processos de conhecimentos. Porém, fica claro que, em diferentes momentos, a tutora busca demonstrar o uso da linguagem pela modelagem, exemplificando como pronunciar e estruturar o uso da língua a partir das diferentes situações abordadas no curso. Há, ainda, uma preocupação em monitorar as atividades dos alunos enquanto resolvem os desafios propostos no momento síncrono e tentativas de implementar os processos de conhecimento, os quais predominam preferencialmente os processos de experienciação do conhecido e do novo.