Escola, sociedade, ambiente e gestão sustentável
Abstract
Este estudo consiste em analisar formas de promover uma gestão escolar sustentável, através de pequenas ações, buscando estratégias metodológicas para conscientização dos envolvidos. Nesse sentido, foi feita análise da Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Caravelas do município de Carazinho, para verificar que melhorias poderiam ser feitas dentro da escola, para torná-la sustentável. Para isso, toma-se como objetivo principal a conscientização da comunidade escolar através da apresentação do tema, visando o conhecimento de todos sobre o assunto. Com base em uma breve revisão bibliográfica sobre gestão escolar, educação ambiental, esse trabalho propõe alternativas para serem aplicadas durante o trabalho de educação sustentável. Em primeira análise, buscou-se verificar o que uma escola precisa para ser sustentável. E nada mais importante que a construção de um bom planejamento, ou seja, através da construção de um novo Projeto Político Pedagógico, para então direcionar o papel de cada integrante da comunidade na construção da escola sustentável. Dentro desse contexto, as principais alternativas foram a utilização da horta escolar, como meio de promover a interação da comunidade escolar. A segunda alternativa trazida nessa pesquisa é o trabalho com matas ciliares, onde a escola poderá sensibilizar seus alunos através da recuperação de matas ciliares nas encostas de rios e sangas existentes nas proximidades da escola. Outra alternativa metodológica, que a escola sustentável poderá utilizar para conscientizarão de seus alunos são as visitas em Unidades de Conservação, visto que essas mostram a beleza cênica da preservação da biodiversidade, auxiliando a interpretação do porquê preservar o patrimônio natural. A análise de dados foi feita conforme os pressupostos de Severino (2007). Ao finalizarmos essa análise conclui-se que é de extrema urgência que se adotem didáticas direcionadas à conscientização, por meio de práticas sustentáveis nas escolas. Isso resultará em um avanço nas inter-relações entre a comunidade escolar e o meio ambiente, visto que crianças e adolescentes têm maior facilidade em se adaptar a novas propostas e como consequência serão observados benefícios comuns a várias espécies da fauna e da flora local, incluindo o homem.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: