Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa
Resumo
Na comunidade interiorana, foco de estudo, esta escola do campo representa o ponto de referência e local de encontros e eventos, contudo, sente-se a necessidade de uma maior participação dos pais e demais envolvidos nas questões pedagógicas, administrativas e de preservação do ambiente escolar. O problema da pesquisa é de como a gestão escolar pode facilitar e oportunizar uma participação mais significativa da comunidade escolar e “aproximar” mais a escola e famílias, também nas questões do processo ensino aprendizagem, inclusive na construção da proposta pedagógica. O objetivo é pesquisar e analisar a função social da escola no contexto no qual está inserida, com o olhar voltado às possibilidades de uma gestão mais participativa, partindo-se, para tanto, da valorização de ações e atividades desenvolvidas pelos diversos grupos e entidades sociais que interagem no ambiente escolar, na busca de possibilidades de um maior envolvimento nas questões administrativas e principalmente nas pedagógicas. Para tanto, esta pesquisa apoia-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, fazendo uso da técnica de análise de dados. Os instrumentos incluem análise de questionários, conversas informais, análise de documentos, observações e sistematização das observações.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]
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