Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrittes, Letícia Ramalho
dc.creatorSimon, Irmgard
dc.date.accessioned2017-07-06T13:34:31Z
dc.date.available2017-07-06T13:34:31Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3059
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractIn inland community focus of study, this field school is the reference point and place of meetings and events, however, feels the need for greater involvement of parents and others involved in the pedagogical, administrative matters and preserving the environment school. The research problem is how school management can facilitate and create opportunities for broader participation of the school community and "closer" over the school and families, also in the affairs of the learning process, including the construction of pedagogical proposal. The objective is to research and analyze the social role of the school context in which it operates, with the possibility of facing a more participatory management glance, starting to do so, the recovery actions and activities of the various groups and social entities interacting in the school environment, seeking opportunities for greater involvement in administrative matters and especially in teaching. To this end, this research is based on a qualitative approach to a case study, using the technique of data analysis. The tools include analysis of questionnaires, informal conversations, document analysis, observations and systematization of observations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectFunção social da escolapor
dc.titleIntegração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativapor
dc.title.alternativeIntegration of community school in building a more participatory managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNa comunidade interiorana, foco de estudo, esta escola do campo representa o ponto de referência e local de encontros e eventos, contudo, sente-se a necessidade de uma maior participação dos pais e demais envolvidos nas questões pedagógicas, administrativas e de preservação do ambiente escolar. O problema da pesquisa é de como a gestão escolar pode facilitar e oportunizar uma participação mais significativa da comunidade escolar e “aproximar” mais a escola e famílias, também nas questões do processo ensino aprendizagem, inclusive na construção da proposta pedagógica. O objetivo é pesquisar e analisar a função social da escola no contexto no qual está inserida, com o olhar voltado às possibilidades de uma gestão mais participativa, partindo-se, para tanto, da valorização de ações e atividades desenvolvidas pelos diversos grupos e entidades sociais que interagem no ambiente escolar, na busca de possibilidades de um maior envolvimento nas questões administrativas e principalmente nas pedagógicas. Para tanto, esta pesquisa apoia-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, fazendo uso da técnica de análise de dados. Os instrumentos incluem análise de questionários, conversas informais, análise de documentos, observações e sistematização das observações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto