dc.contributor.advisor | Brittes, Letícia Ramalho | |
dc.creator | Simon, Irmgard | |
dc.date.accessioned | 2017-07-06T13:34:31Z | |
dc.date.available | 2017-07-06T13:34:31Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3059 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | In inland community focus of study, this field school is the reference point and place of meetings and events, however, feels the need for greater involvement of parents and others involved in the pedagogical, administrative matters and preserving the environment school. The research problem is how school management can facilitate and create opportunities for broader participation of the school community and "closer" over the school and families, also in the affairs of the learning process, including the construction of pedagogical proposal. The objective is to research and analyze the social role of the school context in which it operates, with the possibility of facing a more participatory management glance, starting to do so, the recovery actions and activities of the various groups and social entities interacting in the school environment, seeking opportunities for greater involvement in administrative matters and especially in teaching. To this end, this research is based on a qualitative approach to a case study, using the technique of data analysis. The tools include analysis of questionnaires, informal conversations, document analysis, observations and systematization of observations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Função social da escola | por |
dc.title | Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa | por |
dc.title.alternative | Integration of community school in building a more participatory management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Na comunidade interiorana, foco de estudo, esta escola do campo representa o ponto de referência e local de encontros e eventos, contudo, sente-se a necessidade de uma maior participação dos pais e demais envolvidos nas questões pedagógicas, administrativas e de preservação do ambiente escolar. O problema da pesquisa é de como a gestão escolar pode facilitar e oportunizar uma participação mais significativa da comunidade escolar e “aproximar” mais a escola e famílias, também nas questões do processo ensino aprendizagem, inclusive na construção da proposta pedagógica. O objetivo é pesquisar e analisar a função social da escola no contexto no qual está inserida, com o olhar voltado às possibilidades de uma gestão mais participativa, partindo-se, para tanto, da valorização de ações e atividades desenvolvidas pelos diversos grupos e entidades sociais que interagem no ambiente escolar, na busca de possibilidades de um maior envolvimento nas questões administrativas e principalmente nas pedagógicas. Para tanto, esta pesquisa apoia-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, fazendo uso da técnica de análise de dados. Os instrumentos incluem análise de questionários, conversas informais, análise de documentos, observações e sistematização das observações. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |