Teaching english through fanfiction in high school: a motivational proposal supported by genre-based pedagogy
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta didática para o ensino da leitura e escrita da Língua Inglesa através do gênero Fanfiction, com o propósito de aprofundar o conhecimento dos alunos no âmbito escrito e aprimorar a habilidade de leitura. O gênero Fanfiction foi analisado como uma possibilidade de ferramenta para desenvolver e aprimorar as habilidades de leitura e escrita em Língua Inglesa, e consequentemente o interesse dos alunos. Durante a seção da metodologia, há um corpus de dez Fanfictions, as quais foram lidas e analisadas, há também a desconstrução de duas dessas histórias. A abordagem teórica e metodologia para a proposta didática foi seguida pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e a Pedagogia com Base em Gêneros, da escola de Sydney. A escolha pela Fanfiction foi baseada na característica motivacional e a construção, entre aluno e a Fanfiction, de laço afetivo que o gênero possui. Esse aspecto afetivo presente no gênero pode funcionar como um estímulo para encorajar os alunos a produzir, consumir e compartilhar as Fanfictions, e pode trazer aos alunos o estímulo das habilidades de ler e escrever em Inglês. Os resultados esperados com a sequência didática proposta neste trabalho e a sugestão da desconstrução do gênero são: a) ajudar os professores em suas práticas educacionais e b) ajudar os estudantes com a oferta de atividades de escrita que estimulem e facilitem a compreensão do gênero na Língua Inglesa.