Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCelidonio, Eni de Paiva
dc.creatorReis, Bibiana Souza
dc.date.accessioned2023-11-22T13:44:47Z
dc.date.available2023-11-22T13:44:47Z
dc.date.issued2023-07-05
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30644
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Letras Licenciatura – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Letras.por
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to analyze how literary literacy and literature are developed in the Portuguese language textbook. The development of literary literacy is necessary as it not only constitutes a social practice but also brings students closer to reading. Considering the textbook as a teaching and learning tool in the classroom, it is expected that the proposed activities can explore literacy and literature, given the textbook's commitment to a literary literacy approach. To achieve this, two units from the textbook "Conexão e Uso" for the 9th grade of fundamental education were analyzed. The methodology used during the analysis was qualitative in nature, aiming to comprehend how the textbook functions and how it explores literary texts. Additionally, it sought to verify whether the textbook proposes activities that encourage reflection, critical analysis, personal expression, and engagement with literary works. The study also aimed to understand the extent to which literary literacy is developed through readings and proposed activities. The selected units feature texts of the literary genre, allowing for an assessment of the extent to which the commitment to literacy and literature is achieved. Through a critical reflection, this study identified strengths and weaknesses in the textbook.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectTextbookeng
dc.titleO ensino de Literatura e Letramento Literário: uma análise através do livro didático no 9º ano do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeTHE TEACHING OF LITERATURE AND LITERARY LITERACY: AN ANALYSIS THROUGH THE TEXTBOOK IN THE 9TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOLeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localAv. Roraima, 1000 - Cidade Universitária, Campus Sede - Prédio 40A - Santa Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras Licenciatura – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesapor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma o letramento literário e a literatura são desenvolvidos no livro didático de língua portuguesa. O desenvolvimento do letramento literário se faz necessário, pois além de ser uma prática social, aproxima o aluno da leitura. Ao considerar o livro didático uma ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aula, espera-se que as atividades propostas sejam capazes de explorar o letramento e a literatura, uma vez que o livro se compromete com a abordagem do letramento literário. Para isso, foram analisadas duas unidades do livro “Conexão e Uso” referente ao 9° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada durante a análise foi de natureza qualitativa a fim de compreender o funcionamento do livro didático e a maneira como ele explora os textos literários, além de verificar se o livro propõe atividades que incentivam a reflexão, a análise crítica, a expressão pessoal, o diálogo com as obras literárias e entender em que medida o letramento literário é desenvolvido a partir das leituras e atividades propostas. As unidades que foram selecionadas apresentam textos do gênero literário, assim foi possível verificar em que medida o compromisso com o letramento e com a literatura é alcançado. Dessa forma, a partir de uma reflexão crítica, foi possível encontrar potencialidades e fragilidades no livro didático.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples