Escala de avaliação discente para educação superior a distância: proposição de uma metodologia
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Date
2023-11-09Primeiro membro da banca
Dutra, Vanessa Rabelo
Segundo membro da banca
Bender Filho, Reisoli
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Políticas públicas são essenciais para o bem-estar da população, por isso a necessidade de suas
avaliações para verificação da concretização de resultados, seja em qualquer área, como por
exemplo, a educação. No Brasil o ensino superior, desde a década de 2000, mostra-se pujante
devido ao desenvolvimento de várias políticas educacionais, como a educação a distância
(EaD). Dentro da temática da avaliação e ambiência da EaD, traçou-se o objetivo central deste
trabalho que é propor uma escala de avaliação discente para os cursos superiores EaD (Avead).
Como objetivos específicos tem-se: realizar uma revisão da literatura para buscar identificar os
modelos de avaliação discente de cursos em EaD existentes; construir a escala Avead discente
para cursos superiores em EaD; validar a escala Avead discente para os cursos superiores em
EaD; propor uma metodologia de aplicação da Avead na UFSM; avaliação da Avead no
ambiente da UFSM e propor um plano de aplicação da escala Avead para os cursos superiores
EaD na UFSM. A metodologia do estudo é predominantemente quantitativa. A coleta de dados
foi realizada por meio de uma survey encaminhada a todos os discentes matriculados dos cursos
superiores da EaD via sistema de Questionários da UFSM, obtendo-se 337 respostas válidas.
Para a elaboração e construção da escala Avead, utilizou-se da inspiração nos modelos de
avaliação achados na literatura e nas premissas dos Referênciais de Qualidade para Educação
Superior a Distância (RQESA). A validação por especialistas e o pré-teste para verificação das
dimensões e itens propostos. Como técnicas de análise foram utilizadas estatística descritiva e
análise fatorial exploratória (AFE). Ainda, visando propor uma metodologia para
implementação da escala Avead, no contexto da UFSM, foi empregada a técnica 5W2H (What?
When? Where? Who? Why? How? e How Much?). Após as estimações a escala Avaed foi
validada com um conjunto de 73 itens distribuídos em 11 dimensões: Professores, Feedbacks
dos Professores, Tutores, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Polo de Apoio Presencial,
Materiais Didáticos, Encontros Presenciais, Serviços das Coordenações, Benefícios da EaD,
Autorregulação Discente e Satisfação. Após foi estruturada a metodologia de aplicação e o
plano de implementação para que a UFSM possa estruturar o processo de avaliação dos cursos
superiores em EaD. Por fim, numa avaliação diagnóstica, observou-se que os discentes que
responderam o instrumento são do sexo feminino (74,50%), casados (55,80%), brancos
(77,70%), exercem alguma ocupação (91,90%), tem renda mensal bruta entre um a quatro
salários mínimos (79,20%) e possuem idades entre entre 30 a 49 anos (69,70%). Ainda,
constatou-se que os acadêmicos são dos cursos de licenciatura (63,20%) e Especialização
(36,80%), oriundos da escola pública (73,30%). Quanto a avaliação cursos, em geral, foram
bem avalidados pelos alunos, pois a maioria das dimensões ficaram com médias acimas de
(4,00), significando concordância para grande parte dos itens. Desse modo, o estudo procura ao
desenvolver tais ferramentas e planos, que a gestão da instituição possa utilizá-las com vistas a
um melhor aperfeiçoamento em relação às suas tomadas de decisões.
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