(Pós) ensino remoto: os recursos tecnológicos digitais nos processos de escolarização
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Data
2023-10-30Primeiro membro da banca
Eidelwein, Monica Pagel
Segundo membro da banca
Pavão, Ana Cláudia Oliveira
Metadata
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Esta dissertação vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa LP2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. O problema de pesquisa parte do seguinte questionamento: Como os recursos tecnológicos digitais utilizados durante o Ensino Remoto repercutem na constituição das práticas pedagógicas no retorno às aulas presenciais?Elencou-se como objetivo geral, identificar e analisar o uso dos recursos tecnológicos digitais nas práticas pedagógicas (Pós) Ensino Remoto. Como objetivos específicos: caracterizar as práticas pedagógicas que se utilizam de recursos tecnológicos digitais e refletir sobre as contribuições dos recursos tecnológicos digitais utilizados para o trabalho docente. O produto de pesquisa resultou num Flipbook digital, com documentos escritos e fotográficos sobre situações de ensino, planejadas pelos educadores, com o uso dos recursos tecnológicos digitais. Metodologicamente, a pesquisa foi embasada em uma abordagem qualitativa de investigação, inspirada no método cartográfico, que considera os processos de construção da própria pesquisa, bem como os sujeitos envolvidos.O estudo se desenvolveu em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, que atende alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e tendo como colaboradoras quatro (4) professoras titulares de turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais e uma professora que atua na informática. Utilizou-se como procedimento de registro um roteiro para elaboração de texto narrativo, disponibilizado via Google Drive, além de um arquivo para inclusão de registros fotográficos, que ilustrassem as proposições de trabalho. Num segundo momento, realizou-se uma roda de conversa, onde foram compartilhadas ações que estão sendo desenvolvidas com o uso dos recursos tecnológicos digitais, um momento de troca e enriquecimento importante para ressignificação dos processos de Ensino nessa instituição. As análises foram produzidas considerando os conceitos teóricos dos autores como: Maturana (1994, 2001, 2014), Maturana e Varela (2001); Philippe Meirieu (1998, 2006); Maria José Esteves de Vasconcellos(2018); Nilze Maria Campos Pellanda(2009); Moran, Masetto e Behrens (2013), e contribuições da revisão de literatura num espaço temporal de 2020 a 2022, por meio de uma seleção das produções relativas à temática. Os dados foram analisados a partir de duas dimensões analíticas: as relações entre práticas pedagógicas e recursos tecnológicos digitais; e as contribuições dos recursos tecnológicos digitais para o trabalho docente. Como conclusão da pesquisa, existe um investimento na potência que tem o uso da tecnologia como um recurso a ser utilizado e que oferece diferentes formas de aprendizado aos alunos. A inclusão digital aparece como uma maneira de garantir que todos os alunos tenham acesso adequado à tecnologia e capacitação para utilizá-la de maneira efetiva e responsável. Enfatiza-se a necessidade de investir na
formação continuada de professores, bem como garantir o professor de informática educativa, que se constitui como essencial. Destaca-se como contribuição da tecnologia para as práticas educativas, as experiências que são proporcionadas aos alunos.
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