Mostrar registro simples

dc.creatorGuedes, Querti Adriana
dc.date.accessioned2023-12-06T14:38:13Z
dc.date.available2023-12-06T14:38:13Z
dc.date.issued2023-10-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30802
dc.description.abstractThis research project is part of the Postgraduate Program in Public Policy and Educational Management - professional master's degree - and addresses the issue of Public Policy, being linked to research line 1 - Policy and Management of Basic and Higher Education; it dialogues about Teacher Training in the Unit of Early Childhood Education Ipê Amarelo. It has as a general goal to research in the scope of childhood public policies the formation of teachers from the perspective of dialogical relations and the possibilities of self (trans)formation through humanizing thought; deepening the idea of collaborative space in the educative process with young children. For specific objectives, it prioritizes: to reflect on the relationship of public policies and the practice of teacher training; to recognize the educational public policies outlined by government proposals related to teacher training from a historical-social view; to develop sharing with the proposal of training practice in the self/trans/formative perspective, based on the situations evidenced in the expectations and praxis of teachers; and finally, to understand the contributions and impacts of the processes of initial and continued training of teachers involved in early childhood education in the context of the research, raising the question: How to overcome traditional formative models in childhood school? In this thought, the project is based on a research of qualitative approach of the applied type, to be carried out in the Unity of Early Childhood Education Ipê Amarelo from UFSM, characterized by a research-action, dialoguing with Thiollent (2005), with the subjects of the management team and teachers, using the techniques of documentary research, with a questionnaire and observations. The theoretical referential is organized based on authors Kuhlmann (2003), Rosemberg (2002), Campos (1993), Kishimoto (2005), Faria (1989), Oliveira (2010), Tuan (1983) and as a deepening Bell Hooks (2020), Paulo Freire (1989) and Morin (2019). The idealized final product will be in e-book, and aims to present the results of the interactions with the training in school context. Thus, for data collection, a questionnaire will be used with the school's management team and teachers, based on Gil (1999). To analyze the data, Bardin's (1997) Content Analysis approach will be used.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectDialogicidadepor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectDialogiceng
dc.titlePolíticas da infância: relações dialógicas e possibilidades de auto (trans) formação na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSMpor
dc.title.alternativeChildhood policies: dialogic relations and possibilities of self (trans) Formation in the Yellow Ipê Nursery School/UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação faz parte da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – mestrado profissional – e aborda a temática das Políticas Públicas, estando ligada com a linha de pesquisa 1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior; vem dialogar acerca da Formação de Professores na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Tem por objetivo geral pesquisar, no âmbito das políticas públicas da infância, a formação de professores na perspectiva das relações dialógicas e conhecer as possibilidades de auto(trans)formação através do pensamento humanizador num espaço educativo com crianças pequenas. Por objetivos específicos, prioriza: refletir sobre a relação das políticas públicas e a prática da formação dos professores; reconhecer as políticas públicas educacionais delineadas pelas propostas governamentais relacionadas à formação de professores a partir de uma visão histórico-social; desenvolver o compartilhamento com a proposta de prática de formação na perspectiva auto(trans)formativa, com base nas situações evidenciadas nas expectativas e práxis dos professores; e, por fim, compreender as contribuições e os impactos dos processos de formação inicial e continuada de professores envolvidos na educação da infância no contexto da pesquisa, levantando a questão: como a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo estrutura a proposta de formação em contexto de seus professores no âmbito das políticas públicas da Educação Infantil? Neste pensamento, o projeto está fundamentado em uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo aplicada, a ser realizada na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da UFSM, caracterizada por uma pesquisa-ação, dialogando com Thiollent (2005), com os sujeitos da equipe gestora e Professores, utilizando-se das técnicas de pesquisa documental, com instrumento de questionário e observações. O referencial teórico está organizado com base em autores/as Kuhlmann (2003), Rosemberg (2002), Campos (1993), Kishimoto (2005), Faria (1989), Oliveira (2010), Tuan (1983) e como aprofundamento Bell Hooks (2020), Paulo Freire (1989) e Morin (2019), Nóvoa (1995), Formosinho (2002), Pinazza (2014), Rinaldi (2012) e Fochi (2016). O produto final idealizado será em e-book, e tem por finalidade apresentar os resultados das interações com a formação em contexto da escola. Dessa forma, na coleta dos dados, está prevista a utilização de questionário com equipe diretiva e professores da escola, embasado em Gil (1999). Para analisar os dados, será utilizada a abordagem da Análise de Conteúdo de Bardin (1997).por
dc.contributor.advisor1Mello, Débora Teixeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4715070196182654por
dc.contributor.referee1Moura, Patrícia dos Santos
dc.contributor.referee2Cancian, Viviane Ache
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811736739723645por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International