Mostrar registro simples

dc.creatorJorge, Loren Kellen Carvalho
dc.date.accessioned2023-12-07T14:19:22Z
dc.date.available2023-12-07T14:19:22Z
dc.date.issued2023-09-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30810
dc.description.abstractIn this research, we investigate the intermediations and the editorial practices of teaching materials production, based on the ergological perspective. The general goal is to understand the profile of editorial intermediaries and their editorial practices in the educational segment. The general objective is broken down into the following specific objectives: reflect on the fields of editing and education through the ergological perspective; understand editorial practices, activities, and their intermediaries; identify the profile of professionals that work in the teaching materials production; analyze the editorial practices and activities of this group of professionals through the ergological viewpoint; and identify the conception features of teaching materials. The theoretical framework presents the main authors that study ergology, such as Yves Schwartz (2010, 2014 e 2018), and Louis Durrive (2011 e 2018), combined with theoretical references dedicated to the history of textbooks and editorial production, including Roger Chartier (1996, 2011), Robert Darnton (1990), José de Souza Muniz Júnior (2010 e 2018), and Luciana Salazar Salgado (2016 e 2017). Thus, this research aims to systematize conceptual aspects of the ergological perspective, highlighting contributions to the triad of work, education, and editing. To achieve the objectives outlined, we sought, using a methodological approach we developed based on the ergological perspective, to analyze the interventions and practices through work activity and ergological concepts, for example, the discussion of norms and renormalization. From data collection, consisting of an electronic questionnaire and semistructured interviews, we analyzed the speeches of editing intermediaries using the Content Analysis method (BARDIN, 2011), and identified 28 primary categories that refer to aspects of the editorial activity and the relationship between knowledge of first and second pole. Among the main conclusions, we called attention that, in professional practice, the renormalizations arise after superior guidance is received and also arise based on what is specified in the prescribed norms. Therefore, we noticed the difference between the prescribed work and the actual one in the editorial craft. Editorial activity is permeated by pre-existing norms that, due to the individuality of each worker, extend beyond their role and are continuously redefined.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEdiçãopor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectErgologiapor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectEditioneng
dc.subjectTeaching materialeng
dc.subjectErgologyeng
dc.titleO trabalho na edição de materiais didáticos: uma perspectiva ergológicapor
dc.title.alternativeWork in editing teaching materials: an ergological perspectiveeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga as intermediações e as atividades editoriais na produção de materiais didáticos, apoiada na perspectiva da ergologia. O objetivo geral é compreender o perfil dos intermediadores da edição e suas atividades editoriais no segmento educacional. A base teórica é composta pelos principais autores que estudam a ergologia, como Yves Schwartz (2010, 2014 e 2018), Louis Durrive (2011 e 2018), aliada aos referenciais teóricos que se dedicam à história do livro didático e da produção editorial, como Roger Chartier (1996, 2011), Robert Darnton (1990), José de Souza Muniz Júnior (2010 e 2018) e Luciana Salazar Salgado (2016 e 2017). Assim, a pesquisa busca sistematizar aspectos conceituais da perspectiva ergológica, destacando contribuições para a tríade trabalho, educação e editoração. Para atender aos objetivos traçados, a pesquisa possui natureza qualitativa, com objetivos exploratório e descritivo, baseado em entrevistas e questionários. A partir da coleta de dados, composta por questionário eletrônico e entrevistas semiestruturadas, analisamos as falas dos intermediadores da edição por meio do método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e identificamos 28 categorias primárias que remetem aos aspectos da atividade editorial e à relação entre os saberes de primeiro e segundo polo. A pesquisa visa lançar luz a aspectos específicos como a normalização, desaderências e contextos de trabalhos precários. Com base no objetivo geral, destacamos alguns achados centrais, como a questão das renormalizações surgirem após orientações recebidas de superiores e também a partir do que consta nas normas prescritas. Assim, percebemos a diferença entre o trabalho prescrito e o real no fazer editorial. A atividade editorial é permeada por normas antecedentes que, em razão da singularidade de cada trabalhador, ultrapassam o papel e são reformuladas durante o dia a dia. Existe um volume de prescrições e outras normas abarcadas pela atividade editorial, além do modo como os profissionais lidam com elas e como reconhecem as renormalizações. A importância dos desafios das atividades profissionais da editoração recai sobre as consequências, principalmente, sociais e educacionais, dos produtos editoriais desenvolvidos por estes atores. Esta é a uma cadeia que resulta significativamente no público final, os estudantes. Assim, tornase essencial aprofundar as pesquisas acadêmicas em torno dos profissionais da área educacional.por
dc.contributor.advisor1Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983909606938283por
dc.contributor.advisor-co1Rosa, Rosane
dc.contributor.referee1Barcellos, Marilia de Araujo
dc.contributor.referee2Stevens, Leandro
dc.contributor.referee3Muniz Júnior, José de Souza
dc.contributor.referee4Haubrich, Gislene Feiten
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8350146965036086por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International