Devires drag mediados pelas tecnologias digitais: corporalidades e identificações no interior do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2023-11-27Primeiro coorientador
Leitão, Débora Krischke
Primeiro membro da banca
Vencato, Anna Paula
Segundo membro da banca
Almeida, Francis Moraes de
Terceiro membro da banca
Gomes, Laura Graziela Figueiredo Fernandes
Quarto membro da banca
Duque, Tiago
Metadata
Show full item recordAbstract
Drags são artistas que dão vida a personagens corporificadas/os para a representação teatral,
bem como para a diversão, a experimentação de si, a elevação da autoestima, dentre outras
motivações. Atualmente transvestem-se artisticamente homens, mulheres, travestis, pessoas
trans e pessoas não binárias de diferentes identidades sexuais. Através das performances que
envolvem corporalidades fabricadas, imbuídas dos temperamentos das personas drags, os/as
artistas manifestam diferentes expressões artísticas em si e que emanam de si. Diante de tal
fato, esta tese aborda como as/os drags de Santa Maria (RS/Brasil) produzem corporalidades e
teatralizam gêneros para dar vida a personas artísticas, através dos diferentes agenciamentos
das identificações em um circuito de práticas on-offline. Com base em uma investigação
etnográfica desenvolvida a partir de observações participantes e entrevistas com drags
interlocutoras/es entre os anos de 2019 e 2023 e em diálogo com teorias que tratam de
corporalidades, performatividades de gênero e identificações, proponho a reflexão sobre como
se dão essas experimentações drags na era digital em que nos inserimos. Assim, identifiquei
que a fabricação das corporalidades drags no referido circuito acontecem através da
bricolagem ciborgue com maquiagens, indumentárias, perucas, smartphones, perfis, filtros 3D
proporcionados pela realidade aumentada, dentre inúmeras outras coisas e coisas digitais.
Essas corporalidades materializam as múltiplas identificações de si, em si, através das
tomadas de posições no mundo, encarnadas no corpo sujeita/o ciborgue. Além disso, ao
ressaltar as múltiplas possibilidades de identificações e das produções de diferenças
contingentes e históricas, identifico as condições de deslocamentos no mundo das/os
sujeitas/os marcadas/os como não humanas/os nesta produção de identificações e diferenças
que implicam em incluir e excluir o mais ou o menos humano. Por fim, através da discussão
teórico-empírica, é ressaltada a relevância da análise socioantropológica que articula as
agências humanas e as estruturas socioculturais no intento de compreender como se
reconfiguram, na prática, corporalidades e identificações que, através das artes, manifestam
maneiras de se viver para além das normas regulatórias sobre corpos, gêneros e identificações.
Collections
The following license files are associated with this item: