Análise da gestão educacional praticada no município de Agudo - RS para afirmação da diversidade étnica e cultural
Resumo
A presente pesquisa se motivou pelo interesse em analisar a gestão educacional praticada no município de Agudo - RS, onde há um contexto de imigração e de relativa hegemonia cultural da etnia alemã. O objetivo geral deste trabalho é identificar e analisar as ações de gestão educacional praticadas no município de Agudo frente à diversidade étnico-cultural, a partir do ano de 2009. A relevância desse estudo está em verificar como a gestão educacional pode, por meio de um instrumento normativo, atuar, em um contexto de hegemonia étnica germânica, na ressignificação e valorização cultural das contribuições africanas e indígenas na constituição da diversidade cultural brasileira. O estudo se desenvolveu utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental e a análise dos dados se orientou por meio de uma abordagem histórica e etnográfica. Observou-se que as ações para a eficácia da lei do ensino afro-indígena e para a promoção da diversidade étnico-cultural ainda são incipientes em Agudo. A questão racial se insere na complexidade da diversidade cultural. A educação é essencial e deve ser tomada desde uma perspectiva multicultural para romper com as estruturas que se perpetuam e para desmistificar crenças e praticas naturalizadas de inferiorização. As políticas educacionais devem encontrar apoio nas diferentes esferas de gestão educacional para sua eficácia, pois não sendo assim a possibilidade de insucesso é alta considerando a continentalidade de nosso país.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]
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