As potencialidades do lego robotizado no desenvolvimento de práticas colaborativas no contraturno escolar
View/ Open
Date
2023-10-10Primeiro membro da banca
Mallmann, Elena Maria
Segundo membro da banca
Mazzardo, Mara Denize
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho apresenta uma pesquisa-ação sobre as potencialidades da integração do Lego robotizado no Contraturno Escolar e seus impactos no desenvolvimento da colaboração entre as crianças. Trata-se do planejamento, da implementação e da análise das atividades desenvolvidas no Contraturno Escolar relacionadas à Robótica Educacional, especificamente ao Lego robotizado. Para tanto, tem-se como problema de pesquisa identificar em que medida a Robótica Educacional, por meio do Lego robotizado, nas práticas pedagógicas no Contraturno Escolar, desenvolvem a colaboração entre as crianças. Nas etapas da pesquisa-ação, realizou-se, observação, planejamento/ação, reflexão, replanejamento/ação no contexto do Contraturno Escolar do SESI, Guaporé-RS, com 20 crianças matriculadas. Esse movimento cíclico potencializou a interatividade das crianças com o Lego em práticas colaborativas. A análise dos dados sustentou-se nas problemáticas: 1) Como essas crianças interagem e colaboram entre si nas atividades com integração do Lego? 2) Que aspectos mais se destacam no processo colaborativo? 3) De que modo a colaboração reflete em atividades posteriores? 4) Como essas crianças utilizam as aprendizagens desenvolvidas com outros colegas? Desenvolveram-se 4 planos de aula ao longo de quatro semanas tendo como eixo temático a colaboração a partir da integração do Lego robotizado. Ao desenvolver a colaboração, as crianças tornam-se sujeitos ativos de sua trajetória, possibilitando o desenvolvimento educacional. Assim, com a integração do Lego robotizado, estimula-se essas crianças no desenvolvimento de atividades dirigidas, fomentando a busca pelo conhecimento a partir da colaboração.
Collections
The following license files are associated with this item: